Aniversário Ambiente Magazine: “Para quando a sustentabilidade”?

Aniversário Ambiente Magazine: “Para quando a sustentabilidade”?

No 28º aniversário da Ambiente Magazine, assinalado em dezembro de 2021, lançamos um desafio ao setor do ambiente. Designado por “Passa-a-Palavra”, este desafio começou com Lee Hodder (Galp), José Furtado (Águas de Portugal) e Ana Isabel Trigo Morais (Sociedade Ponto Verde), onde cada um teve de responder à pergunta -“Para quando a sustentabilidade?” – e, ao mesmo tempo, lançarem o mesmo desafio a outras personalidades, e assim sucessivamente. Neste trabalho, incluído na edição impressa número 91 da Ambiente Magazine, apenas conseguimos partilhar os testemunhos da área dos resíduos, ficando a promessa de que, nas duas próximas edições, serão disponibilizados os testemunhos das restantes áreas.

Hoje, partilhamos o testemunho de Jorge Palmeirim (LPN – Liga para a Protecção da Natureza), desafiado por Catarina Grilo (ANP|WWF). 

Para quando a sustentabilidade?

“Nos últimos séculos a nossa população cresceu exponencialmente e usámos tecnologia para intensificar a exploração de recursos, sem olhar ao seu consumo. Aumentámos assim brutalmente a pegada ecológica de cada um, especialmente nos países mais ricos, e atingimos um nível de consumo global de recursos muito acima da capacidade do planeta para os regenerar. Só recuperaremos a sustentabilidade quando, através da moderação do consumo de recursos e da utilização da tecnologia para minimizar o impacto da sua exploração, conseguirmos qualidade de vida para toda a Humanidade, num planeta saudável e na companhia da fantástica biodiversidade de que somos parte e de que dependemos, sem comprometer o futuro. Quando? Talvez lá para o final do século…”

By: Jorge Palmeirim 

Cristiana Macedo