APREN celebra Dia Mundial da Água com debate sobre a sua importância nas energias renováveis

APREN celebra Dia Mundial da Água com debate sobre a sua importância nas energias renováveis

Categoria Advisor, Agenda

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis assinala o Dia Nacional da Água com uma mesa redonda dedicada ao tema “A Hidroeletricidade em Portugal: Perspetivas Futuras”. O evento realiza-se a dia 1 de outubro pelas 10h00, no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Em discussão estarão as perspetivas de evolução da água como fonte de energia, as necessidades deste recurso para a produção de eletricidade na Península Ibérica e o potencial das Pequenas Centrais Hídricas face ao seu aproveitamento real.

Entre outros oradores, o evento contará com a participação do Prof. António Carmona Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Com esta iniciativa, a APREN pretende promover e aprofundar o diálogo com as universidades e outros stakeholders, chamando a atenção para a importância da água no quadro das energias renováveis. Consulte aqui o programa do evento.

O Dia Nacional da Água

O dia 1 de outubro marca o início do ano hidrológico, sendo por isso considerado como o Dia Nacional da Água. A celebração desta data tem como objetivo promover a reflexão sobre a importância dos nossos recursos hídricos, assim como a sua gestão a nível nacional. Em ano médio, ¼ da eletricidade consumida em Portugal tem origem hídrica.

A APREN e as Universidades

A APREN tem vindo a promover um ciclo de mesas redondas, a realizar em diferentes instituições de ensino superior de Portugal, para celebração dos dias temáticos relacionados com as fontes de energia renovável. Pretende-se assim consolidar a relação da associação com as universidades, através de um papel ativo na divulgação de informação sobre as energias renováveis, de uma forma pedagógica e envolvente. Em 2015 a associação criou a “marca” APREND, onde agrega todas as suas iniciativas direcionadas para os estudantes.