AREAM promove experiência de miniautocarro elétrico em Porto Santo

AREAM promove experiência de miniautocarro elétrico em Porto Santo

Categoria Ambiente, Energia

Entre os dias 17 e 25 de agosto, a AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira promoveu uma experiência de mobilidade elétrica no Porto Santo, com um miniautocarro 100% elétrico Karsan Jest Electric, com o objetivo de promover a mobilidade elétrica no transporte público.

A 17 de agosto, foi realizada uma apresentação pública desta iniciativa, que contou com a presença da Vice-Presidência do Governo Regional, da Empresa de Electricidade da Madeira, da Moinho Rent-a-Car (operador de transportes públicos do Porto Santo) e da UIC – Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro, Lda, representante da Karsan em Portugal.

Durante  a sua estadia no Porto Santo, o miniautocarro elétrico esteve a operar na Moinho Rent-a-Car,  nos serviços de transporte de passageiros. Este veículo tem 5,8 metros de comprimento, uma capacidade de cerca de 20 passageiros e uma bateria com 88 KWh (entre 200-250 km de autonomia), sendo especialmente concebido para dar resposta às necessidades de sustentabilidade nos centros urbanos, zonas históricas e zonas turísticas, bem como em circuitos com maior sensibilidade ambiental. Deste veículo, destacam-se o baixo nível de ruído e a ausência de emissões atmosféricas locais.

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projeto Europeu Civitas Destinations, financiado pelo Programa Horizonte 2020, e teve fortes sinergias com a estratégia “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island” e a candidatura da Ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO.

Para mais informação sobre o projeto aceda a: Civitas Destinations.