Associação Bandeira Azul distingue pela quinta vez a Doca de Santo Amaro da Marina de Lisboa

Associação Bandeira Azul distingue pela quinta vez a Doca de Santo Amaro da Marina de Lisboa

A Doca de Santo Amaro da Marina de Lisboa, sob gestão da Administração do Porto de Lisboa (APL), renovou pelo 5.º ano consecutivo o galardão do Programa Bandeira Azul (PBA), para 2020.

O galardão Bandeira Azul, atribuído pela primeira vez em 2015 à Doca de Santo Amaro, e renovado sucessivamente desde então, tem “contribuído para um crescimento sustentado”. bem como para o “contínuo desenvolvimento de uma estratégia integrada das docas de recreio de  Lisboa”, refere a APL em comunicado. A doca de Santo Amaro é a única doca com bandeira azul gerida por uma entidade pública.

A estratégia seguida pelo Porto de Lisboa teve desde sempre como meta “criar, desenvolver e potenciar condições e formatos que acompanham a atividade náutica”, nomeadamente no “melhoramento das condições e serviços disponibilizados aos utentes das suas docas de recreio”, acrescenta a entidade no mesmo comunicado.

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o júri da Associação Bandeira Azul adotou o lema “De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar”, adaptando os critérios de atribuição com o objetivo de reforçar a importância da sensibilização e implementação de medidas de distanciamento físico e higienização dos espaços e equipamentos. O PBA pretende promover a formação em matérias ambientais do pessoal (funcionários) e dos fornecedores de serviços turísticos; encoraja a participação dos agentes locais na gestão das áreas costeiras, lacustres ou fluviais e promove o uso sustentável da área para o recreio e turismo.

Foto cedida pela Administração do Porto de Lisboa