Borras de café da Auchan fertilizam solos dos produtores locais parceiros

Borras de café da Auchan fertilizam solos dos produtores locais parceiros

As borras de café biológico provenientes das cafetarias das lojas Auchan vão passar a ser entregues a produtores locais parceiros da marca, para serem reaproveitadas como fertilizante de solos e repelente de pragas. A iniciativa, integrada na estratégia “Desperdício Zero”, tem início nas lojas da margem sul, Almada, Setúbal e Coina, informa a marca em comunicado.

Num reforço da estratégia global de sustentabilidade da Auchan, há cerca de um ano, as cafetarias das lojas da marca começaram a utilizar café biológico, para que os clientes usufruíssem de um café com menor impacto ambiental. Agora, com a entrega das borras a produtores locais, e a consequente reutilização, a Auchan consegue também eliminar o que era, até então, um desperdício decorrente desta atividade, refere no mesmo comunicado.

Esta iniciativa junta-se a uma série de outras ações já desenvolvidas, no âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’ da marca. Em linha com o compromisso com o Bom, São e Local, este projeto permite fechar o ciclo de vida do café à venda nas cafetarias com desperdício zero e, em simultâneo, apoiar os produtores locais.

A entrega das borras tem início nas lojas de Almada, Setúbal e Coina e o primeiro destino é a Quinta das Mélias, produtora de hortícolas biológicos. O objetivo da Auchan Retail Potugal é multiplicar a iniciativa pelas restantes lojas e fazer chegar este desperdício a outros produtores locais e de outras zonas. De salientar que, só num mês, a Auchan conseguiu aproveitar aproximadamente 100 kg de borra de café.