Bosch apresenta a sua nova gama de VRF, Air Flux

Bosch apresenta a sua nova gama de VRF, Air Flux

Categoria Advisor, Empresas

A Bosch Termotecnologia anuncia o lançamento da sua nova gama Air Flux, num evento de apresentação em que especialistas da área, divulgaram as novidades desta nova série.

Com a introdução dos Air Flux, a Bosch oferece um “sistema VRF (caudal variável de refrigeração) prático e de grande eficiência energética”. Segundo a empresa este sistema oferece não apenas uma “gama de potência mais ampla no mercado (desde os 25kW até aos 90kW), como também cobre toda a gama de produtos, duas famílias completas de 13 unidades exteriores para cada um (individuais e combináveis), unidades interiores e sistemas de controlo inteligentes, bem como um novo software de planificação”. Esta solução, que está desenvolvida para projetos de médio e grande tamanho, como hotéis, escritórios e edifícios públicos, completa-se com um vasto portefólio de acessórios.

Eficiência energética combinada com uma ampla gama de potências

A Air Flux “oferece aos seus clientes uma grande eficiência em refrigeração e aquecimento, graças a um novo compressor tipo scroll, com injeção a vapor e permutador de calor de placas, para otimizar o sub-arrefecimento”, lê-se em comunicado. As melhorias introduzidas no compressor, através do permutador de placas adicional que otimiza o ciclo frigorífico, faz com que a nova série Air Flux possa “alcançar um índice de eficiência energética estacional (SEER) de 5,6 – o que oferece uma alta eficiência, tanto em arrefecimento como em aquecimento”.

Assim, estas unidades exteriores podem funcionar desde -5º C até +48º C, em modo de refrigeração e desde -23º C até +25º C, em modo de aquecimento. Esta gama de temperaturas permite um funcionamento mais eficaz e eficiente, qualquer que seja o local em que está instalada. Por outro lado, destaque para o seu sistema de gestão energética integrado, que ajusta automaticamente as temperaturas de evaporação e condensação, garantindo o máximo nível de conforto e poupança de energia durante o seu funcionamento. A série inclui 13 módulos diferentes que se podem combinar de forma flexível, para conseguir uma capacidade de até 270kW.

Design vanguardista e fácil utilização

De acoro com a Bosch a série Air Flux destaca-se pela sua “eficiência, pelo design e fácil utilização”. A série conta com um desempenho que facilita o comissionamento e a manutenção, algo essencial na “gestão de climatização nas grandes e médias superfícies”.

A conexão de uma ferramenta de serviço é possível em todas as unidades (poupando tempo nas atividades do serviço) e permitindo a cópia automática de dados (que assegura que todos os parâmetros do sistema podem ser verificados durante a manutenção). A Air Flux oferece também uma completa gama de funções automáticas que minimizam os custos de manutenção, como limpeza automática e um modo de eliminação de neve também automático.

Controladores inteligentes desenvolvidos pela Bosch

Para a gestão do ar condicionado a média e grande escala, a Bosch desenvolveu um controlador centralizado com um ecrã tátil pensado para hotéis, escritórios e outros edifícios de grandes dimensões: o Air Center Control. O módulo extensível da gama permite controlar até ao máximo de 256 unidades interiores. De fácil utilização, possibilita a inclusão de planos de distribuição, realizar programações, alertas por correio eletrónico e parâmetros de controlo para que o administrador possa supervisionar o seu sistema VRF.

Este controlador é compatível com toda a série Air Flux e é conectado por LAN, o que permite a conexão local remota e o acesso desde um computador, bem como atualizações remotas. Por outro lado, a Bosch transferiu os seus conhecimentos sobre o aquecimento no ar condicionado, e demonstrou-o com o desenvolvimento de uma nova linha de controladores individuais com fios, denominado Air Room Control, que inclui dois produtos: um controlador simples standart com fios, que oferece novas funções para usos comerciais. Além disso, está também disponível uma variante pensada especialmente para projetos em hotéis, nos quais se podem integrar os cartões automáticos ou os interruptores e janelas nos quartos de hotel. O novo software de planificação Air Select, permite realizar a seleção precisa de engenheiros, consultores e instaladores através de uma versão online, ou até mesmo da versão Windows para PC.

A nova série Air Flux começou a ser comercializada, no início deste ano, sendo uma das novidades mais importantes para a Bosch, em 2019.