Brambles é uma das três empresas mais sustentáveis do mundo

Brambles é uma das três empresas mais sustentáveis do mundo

Categoria Advisor, Empresas

A Brambles, empresa líder em soluções de logística para a cadeia de abastecimento que opera em mais de 60 países, maioritariamente através da marca CHEP, foi nomeada a segunda empresa mais sustentável do mundo pela revista Barrons, a seguir à Accenture, a empresa de consultoria e serviços profissionais sediada em Dublin.

O Barrons, um jornal semanal americano publicado pela Dow Jones & Company, juntamente com a Calvert Research and Management, considerou as 1.000 maiores empresas de capital aberto por valor de
mercado em 24 países desenvolvidos (excluindo os EUA) e avaliou-as utilizando o mesmo processo de pontuação e cinco categorias de stakeholders que utiliza para classificar a lista dos EUA.

A Brambles foi reconhecida pela Calvert Research pelo seu aprovisionamento sustentável e pelo desempenho dos seus colaboradores. De acordo com a Calvert Research: “A Brambles realiza um inquérito aos seus colaboradores e utiliza as suas avaliações confidenciais para melhorar as operações. A empresa oferece também formação online e treino individual para colaboradores, tendo sido pioneira na criação de paletes feitas a partir de resíduos”.

Juan Jose Freijo, responsável pela sustentabilidade global da Brambles, afirma: “Estamos extremamente orgulhosos por sermos reconhecidos como líderes mundiais em sustentabilidade. O valor sustentável a longo prazo que criamos para todos os nossos stakeholders é gerado pelo nosso modelo empresarial circular e escala global, que define não só como fazemos as coisas, mas também quem somos. O nosso
trabalho eliminou sempre resíduos e reduziu a procura de recursos naturais ao longo da cadeia de abastecimento, pelo que estamos muito satisfeitos por voltar a ter este reconhecimento.”

MSCI E DJSI

Adicionalmente, a Brambles manteve a sua posição de liderança do setor nas classificações ESG (Environmental, Social and Governance) da MSCI (Morgan Stanley Capital International) pelo quinto ano consecutivo. O ESG Research da MSCI é utilizado por 46 dos 50 principais gestores de recursos e por mais de 1.200 investidores a nível mundial, que são reconhecidos como um “fornecedor de dados Gold Standard”. “A Brambles continua a liderar o setor no desempenho geral ESG, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade através de programas abrangentes que abordam todas as questões chave relevantes sobre as quais avaliamos o setor”, afirmou a MSCI no seu relatório.

A Brambles foi comparada com outras empresas da indústria no Setor de Serviços Comerciais e de Fornecimento e superou todas as outras organizações em relação aos riscos ESG de cariz mais material e à sua capacidade para gerir estes riscos. Em 2018, 99,4% da madeira que a Brambles utilizou proveio de fontes certificadas, o que a aproximou do seu objetivo de atingir os 100% em 2020 e ser nomeada uma das seis principais empresas do mundo a combater a desflorestação da cadeia de abastecimento através do CDP (Carbon Disclosure Project), uma organização sem fins lucrativos sediada no Reino Unido, cujo objetivo é estudar as consequências das alterações climáticas para as principais empresas de capital aberto do mundo.

Finalmente, no ano passado, a Brambles ficou também classificada no top dois das empresas com melhor desempenho no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), na categoria do setor de Serviços
Comerciais e de Fornecimento. Foi o quinto ano consecutivo em que a Brambles foi incluída no DJSI. Representando o “Gold Standard” da sustentabilidade corporativa, o DJSI é o primeiro índice global a
monitorizar empresas líderes impulsionadas pela sustentabilidade, com base na análise da especialista em investimento em sustentabilidade RobecoSAM, relativa a material financeiro e fatores ambientais, sociais e de gestão, bem como a metodologia robusta de índices da S&P Dow Jones Indices.