Cada produto reciclado em Campolide é “Pago em Lixo”

Cada produto reciclado em Campolide é “Pago em Lixo”

Recomeçou este mês a segunda edição do Pago em Lixo, um programa de apoio à reciclagem, lançado pela Junta de Freguesia de Campolide (JFC) em setembro de 2016. Em troca de entrega de lixo reciclável (papel, cartão, plástico, embalagens, pilhas ou vidro), os moradores recebem notas da moeda local (LIXO), que podem usar nos estabelecimentos comerciais aderentes, desde lojas de ferragens a pastelarias, cabeleireiros, farmácias, peixarias ou clubes desportivos.

Até ao final de abril de 2017, este projeto contabilizou uma entrega de 1844 kg de vidro, 912 kg de embalagens e plástico e 685 kg em cartão e papel. Nesta nova edição, foram introduzidas novas regras, alterando as proporções da conversão. Agora, 3 kg de vidro correspondem a 1 LIXO, mantendo-se as restantes com a equivalência 1 kg = 1 LIXO.

Apenas os cidadãos recenseados na JFC podem participar, com um máximo de dez quilos por ação. A primeira edição terminou com a entrega de 1650 kg de vidro, 825 kg de embalagens ou plástico e 275 kg em cartão e papel.