Caixa Geral de Depósitos adota água da torneira como opção mais sustentável

Caixa Geral de Depósitos adota água da torneira como opção mais sustentável

Categoria Advisor, Empresas

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anuncia a celebração de uma parceria com a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres com o intuito de promover e incentivar o consumo de água da torneira e eliminar a utilização de garrafas de plástico junto dos seus colaboradores e clientes.

Neste sentido, o banco CGD “vai substituir gradualmente as garrafas de plástico e introduzir a água da torneira nos seus espaços, nomeadamente nas salas de reuniões e eventos”, lê-se na nota enviada.

A Caixa Geral de Depósitos tem vindo, desde 2006, a reduzir a sua pegada ecológica, promovendo uma resposta ativa aos desafios da sociedade e minimizando os impactes ambientais diretos e indiretos da sua atividade, com particular intervenção nas áreas: energia, emissões, resíduos, racionalização do consumo de recursos, entre outros.

Em 2014, iniciou um processo de descontinuidade da utilização de copos de plástico, tendo distribuído copos de cerâmica a cada colaborador/a e mantendo apenas, por questões sanitárias, copos de plástico para espaços de atendimento ao público. No total, foram distribuídos 13 mil copos de cerâmica. A oferta do copo pretendeu incutir o desafio de todos contribuírem para objetivos comuns de poupança de recursos, tendo como premissas e impactes a redução do consumo do plástico e incrementar o envolvimento dos colaboradores no Sistema de Gestão Ambiental da CGD, através de comportamentos associados a boas práticas na organização.

Outras das medidas que a Caixa Geral de Depósitos adotou, nos seus espaços para incentivar o consumo de água da torneira, foi a substituição dos garrafões de plásticos (nos dispensadores de água) por dispositivos de abastecimento de água ligados à rede pública.