Câmara da Nazaré reforça rede municipal de recolha seletiva de resíduos  usados

Câmara da Nazaré reforça rede municipal de recolha seletiva de resíduos usados

A Câmara Municipal de Nazaré prepara-se para reforçar a rede municipal de recolha seletiva, com a instalação de 12 depósitos de recolha de óleos alimentares usados (OAU), nas freguesias da Nazaré, Valado dos Frades, Famalicão e nas localidades de Fanhais.

Os pontos de recolha encontram-se junto dos ecopontos ou em locais de acesso regular para a deposição de outros resíduos ou reciclagem. O óleo alimentar usado deverá estar isento de molhos, restos de comida ou detergentes, devendo ser acondicionado em garrafas de plástico fechadas. Os óleos minerais e lubrificantes de viaturas e máquinas não devem ser colocados nestes depósitos.

Para além da correta gestão deste resíduo, outros dos objetivos da iniciativa são permitir o o desvio de OAU da rede de drenagem de águas residuais, a redução dos custos de tratamento nas Estações de Tratamento de Águas Residuais e os níveis de contaminação dos cursos de água naturais.

Os oleões para deposição seletiva de OAU no concelho ficam na Rua do Mercado e na Rua Mouzinho de Albuquerque, na Nazaré; no Caminho Real, em Pederneira; na Rua 5 de Junho, em Rio Novo; na Avenida de Badajoz, em Camarção; na Rua dos Tanques e na Rua Maritony, no Sítio da Nazaré, na Rua do Ribatejo, em Areal, na Rua 1 de Maio, em Fanhais, na Rua Luís Monterroso e na Rua das Hortas, em Valado dos Frades; e na Rua do Camarção, em Famalicão.