Carnaval de Ovar impõe copos recicláveis nos bares associados à festa

Carnaval de Ovar impõe copos recicláveis nos bares associados à festa

A organização do Carnaval de Ovar anunciou ontem que vai reforçar a sustentabilidade ambiental do evento, impondo aos bares o uso de copos recicláveis, o que permitirá reduzir a circulação desses recipientes em mais de 60%, avança a Lusa.

Considerando que os estabelecimentos de bebidas distribuídos pelo recinto da festa necessitavam de cerca de 100.000 copos plásticos só nos cinco principais dias do evento, o objetivo da autarquia é que, no mesmo período de 2019, o número desses recipientes passe a situar-se apenas entre os 35.000 e os 40.000.

“Queremos ser um Carnaval ambientalmente sustentável”, declarou o vereador Alexandre Rosas, que assume a coordenação-geral do Entrudo de Ovar, no distrito de Aveiro.

“Até aqui as pessoas eram servidas em copos plásticos que se deitavam para o lixo mal ficavam vazios, mas em 2019 os bares vão ter de usar um ‘ecocopo’ especial, resistente, que o cliente terá de pagar e do qual se poderá servir no resto da noite”, explicou.

Adquiridos “em hasta pública pela autarquia”, os recipientes exibirão uma estética própria associada ao evento e foram pensados até como “colecionáveis”. Serão disponibilizados ao público a um preço que “ainda está por definir”, mas, considerando que o seu custo individual, “não deverá ultrapassar os 50 cêntimos”, adiantou.

O vereador encara a estratégia como “um apelo à consciência das pessoas, na tentativa de as sensibilizar para a adoção de comportamentos ambientalmente mais responsáveis e para a produção de menos resíduos”.

*Foto do Visit Portugal