Viagem inédita arranca entre Portugal e a Polónia em carro 100% elétrico

Viagem inédita arranca entre Portugal e a Polónia em carro 100% elétrico

Arranca na próxima semana a viagem inédita e experimental nem veículo 100% elétrico entre Lisboa e a cidade polaca de Katowice, onde decorre entre 3 e 14 de dezembro a 24.ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP24).

A aventura de 3000 quilómetros pretende demonstrar a viabilidade do modo elétrico na Europa, ilustrando simultaneamente as suas limitações atuais. A iniciativa “COP By Electric Car“, que conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pretende ainda chamar a atenção da opinião pública para os desafios da descarbonização em Portugal e na Europa.

A viagem arranca já no dia 3 de dezembro dos Paços do Concelho em Lisboa às 12h00, num breve evento que reunirá a organização da viagem “COP By Electric Car”, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, o vereador José Sá Fernandes, bem como representantes do Ministério do Ambiente e Transição Energética.

“É hoje reconhecido que em múltiplos contextos a neutralidade carbónica estará associada à mobilidade elétrica, à maior penetração de energias renováveis e ao aumento da circularidade da economia, temas centrais do projeto COP by Electric Car. O nosso objetivo é chegar a Katowice, demonstrar a viabilidade da mobilidade elétrica em longa distância, mobilizar agentes para a temática e demonstrar a redução real de emissões responsáveis pelo aquecimento do planeta. Queremos provar que é possível um cooler world, sendo necessário e inevitável o caminho para a neutralidade carbónica”, destaca Luís Costa, partner da Get2C.

Para Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “os desafios do combate às alterações climáticas só serão colmatados com medidas com impactos muito significativos, de que a transição para a mobilidade elétrica é um dos exemplos mais importantes. As cidades têm aí um papel fundamental e podem contribuir decisivamente. Em Lisboa, temos uma política de incentivo à mobilidade elétrica e existem já vários sistemas de mobilidade elétrica partilhados. A Carris terá em breve autocarros elétricos e a frota elétrica da CML poderá até 2020 ser abastecida com energia produzida na central solar que estamos a implementar”.

Este projeto é uma iniciativa da Get2C, empresa portuguesa que atua na área das alterações climáticas, energia e mercados de carbono, contando com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Lisboa, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Associação Zero, do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial /GRACE, bem como o patrocínio da Kia.

A Shake, agência de comunicação e eventos, é a responsável pela implementação de toda a iniciativa COP By Electric Car, desde a sua comunicação, design e ativação. Com duração calculada de oito dias, a chegada à Polónia está prevista para o dia 10 de dezembro, altura em que a equipa do projeto COP By Electric Car será recebida pela delegação nacional portuguesa em Katowice.

O veículo utilizado nesta viagem é o Kia e-Niro, com 485 km de autonomia, cuja apresentação à imprensa europeia ocorre em simultâneo com o período em que decorre esta viagem, o que constitui uma ação inédita. Atualmente, um em cada dez veículos Kia vendidos na Europa é movido por um motor híbrido ou elétrico.

A viagem COP by Electric Car pode ser acompanhada via Facebook, Instagram ou nos seguintes links:  http://www.coolerworld.pt/ e https://24.sapo.pt/.