Castelo Branco reforça aposta na mobilidade sustentável com investimento de mais de três milhões de euros 

Castelo Branco reforça aposta na mobilidade sustentável com investimento de mais de três milhões de euros 

A Câmara Municipal de Castelo Branco está a investir mais de três milhões de euros nas novas rotas de mobilidade sustentável. Segundo a autarquia, o objetivo é “reforçar a oferta de transportes públicos na cidade e nas freguesias, colocar mais de 80 abrigos nas paragens e melhorar a informação ao público”. Uma das prioridades passa também pelo “aumento da rede de ciclovias” e o” apoio à aquisição de bicicletas”, lê-se num comunicado divulgado pelo munucípio.

Para José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “a sustentabilidade é uma aposta e uma prioridade do município. Queremos tornar Castelo Branco uma cidade cada vez mais verde e com cada vez mais qualidade de vida e por isso consideramos este investimento essencial”.

Ao nível dos Transportes Públicos vai ser feito um reforço da oferta regular, tanto na rede municipal, como na rede urbana. Para além disso, será renovada a frota, que passará a contar com aquecimento e ar condicionado, adianta a autarquia.

Segundo o mesmo comunicado, estão ainda previstos investimentos para a colocação de novos painéis digitais, a instalação de 83 abrigos nas paragens da rede de serviço público, garantindo melhor comodidade aos utentes. Vai também passar a estar disponível no site da autarquia e na app ‘Transportes de Castelo Branco’, disponível da App Store e no Google Play, informação detalhada das linhas de transporte urbano de passageiros, paragens e horários, bem como informação em tempo real.

No eixo das bicicletas, para além do apoio à aquisição, está prevista a expansão da rede de eixos cicláveis, que vão funcionar em rede e em articulação com restantes modos de transporte. A autarquia vai investir no aumento da capacidade disponível para parqueamento de bicicletas e adotar estruturas tipo “cacifo” de bicicletas, ou garagem, mediante uso de cadeado. Por outro lado, junto da comunidade, nomeadamente escolar, irão ser desencadeadas ações de formação e sensibilização sobre a utilização da bicicleta.

A Câmara de Castelo Branco defende a importância da adoção de comportamentos sustentáveis e, por isso mesmo, prevê também a continuidade na intervenção no espaço público, de forma a renovar os eixos pedonais existentes, com adoção de pavimentos regulares e confortáveis, lê-se no mesmo comunicado.

Foto: Facebook da Câmara de Castelo Branco