Celebre o Dia dos Avós e o Dia da Conservação da Natureza com o Jardim Zoológico

Celebre o Dia dos Avós e o Dia da Conservação da Natureza com o Jardim Zoológico

Para os dias 26, 27 e 28 de julho, o Jardim Zoológico preparou uma agenda completa para que avós, netos, pais e filhos, passem o Dia dos Avós e o Dia da Conservação da Natureza, na companhia de cerca de 2000 animais de 300 espécies diferentes, muitas delas ameaçadas pela ação do Homem.

Em comunicado, o Zoo refere que as celebrações iniciam-se no dia 26 de julho, com o Dia dos Avós. Para assinalar esta data, “convidamos as famílias a recusar os sacos de plástico e a trocá-los por um saco de pano personalizado” que vão poder criar na Casinha do Lidl, junto ao lago grande, na área não paga do Jardim Zoológico. Um saco de pano e muita criatividade, são os ingredientes necessários para “dar vida a este saco que para além de uma lembrança de um dia bem passado será uma importante ferramenta para que, individualmente, os visitantes possam participar ativamente na conservação da natureza”, lê-se no mesmo comunicado.

No Dia dos Avós, a ligação à natureza é ainda reforçada pela atividade “Mãos na Terra”. que decorre na Quintinha do Lidl, dentro do Jardim Zoológico, através da qual avós e netos vão poder semear na horta.

Ainda no mesmo dia, avós e netos poderão aprender a cozinhar de forma mais sustentável através de um workshop que será desenvolvido na zona do coreto às 11h e às 16h, em colaboração com a WWF Portugal – no âmbito da Campanha Fish Forward -, e da Doca Pesca.

Campanha: “A Biodiversidade Somos Nós”

Com a aproximação do Dia Mundial da Conservação e sob o mote “A Biodiversidade Somos Nós”, no dia 27 de julho o Zoo vai sensibilizar os presentes para a necessidade urgente de agir pela conservação da natureza através da mostra de materiais zoológicos e encontros com biólogos. Os interessados podem também participar na Oficina do Mel, um workshop através do qual “poderá descobrir as propriedades essenciais do mel, a extraordinária vida das abelhas e a forma como definem a sustentabilidade do Planeta”.

Com o dia 28 de julho chega a vez de celebrar a Conservação da Natureza e o trabalho diário do Jardim Zoológico. Neste dia, o Zoo enche-se do chilrear das aves canoras do Sudeste Asiático, de forma a consciencializar os visitantes para a extinção não só destas aves, mas também de toda a fauna e flora de um dos locais com maior índice de biodiversidade do mundo.

A passagem pelas bilheteiras significa “o inicio de uma viagem inesquecível”, afirma o Jardim Zoológico. Ao longo desta “viagem”, o Zoo deixa ainda um conselho: “participe nas atividades propostas e receba carimbos no seu passaporte para receber o prémio final, um voucher de 10% de desconto para usufruir na loja do Jardim Zoológico, até ao final do ano, em produtos da campanha da EAZA”. O valor da compra reverte para o Fundo de Conservação da Campanha.

Visitar o Jardim Zoológico no Mês da Conservação significa que “está a adquirir as ferramentas para agir, porque a conservação da biodiversidade está nas mãos de cada um de nós”.