O centro de distribuição da Schneider Electric em Evreux, França, foi reconhecido como Sustainability Lighthouse pela Global Lighthouse Network do Fórum Económico Mundial. A distinção destaca o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a circularidade e a eficiência no uso de recursos, colocando a instalação de Evreux como referência global na transformação industrial sustentável.
Trata-se do primeiro centro de distribuição circular da empresa, baseado num modelo que promove a utilização prolongada e repetida dos produtos, permitindo a circularidade em larga escala.
Ao longo dos últimos dois anos, o centro conseguiu reduzir o consumo de energia em 18% e diminuir a utilização de plástico descartável em 40%. Entre as principais inovações implementadas estão uma plataforma digital que permite aos clientes encomendar e devolver mais de 3.000 tipos de produtos, um modelo de dados que liga produtos a centros de reparação e renovação, bem como soluções circulares de embalagens, transporte e energia. A gestão e monitorização energética são asseguradas pelas soluções EcoStruxure Resource Advisor e EcoStruxure Building Operation.
Este é o sexto reconhecimento de ‘Farol’ atribuído à Schneider Electric pela Global Lighthouse Network, o maior número alcançado por qualquer empresa, reforçando a sua posição de liderança na transformação sustentável da indústria e da cadeia de abastecimento.
“Este reconhecimento do Fórum Económico Mundial reflete a dedicação das nossas equipas a integrar a sustentabilidade em todos os aspetos das nossas operações”, afirmou Mourad Tamoud, Chief Supply Chain Officer da Schneider Electric. “Em Evreux, reinventámos o papel de um centro de distribuição, transformando-o num verdadeiro catalisador de circularidade”.
Segundo Kiva Allgood, Managing Director e responsável pelo Centre for Advanced Manufacturing and Supply Chains do FEM, “as organizações que moldarão o futuro são aquelas que integram inovação digital, sustentabilidade, resiliência e foco no cliente em tudo o que fazem”.
O centro de Evreux integra o programa Impact Supply Chain da Schneider Electric, que visa gerar impacto positivo nos clientes e no planeta, assente em quatro pilares: capacitação das pessoas, sustentabilidade ambiental, excelência no serviço ao cliente e elevado desempenho operacional suportado por tecnologia avançada.







































