Cerca de 8 toneladas de resíduos recolhidos em Valongo

Cerca de 8 toneladas de resíduos recolhidos em Valongo

Foram recolhidos e valorizados cerca de oito toneladas de resíduos recicláveis em mais uma edição do projecto “A Nossa Atitude Conta”. Esta iniciativa teve como principais objectivos divulgar boas práticas ambientais e incentivar a separação dos resíduos junto de instituições “com potencial para participarem no processo de Reciclagem Multimaterial”, lia-se em comunicado da Lipor.

Após a conclusão das etapas de apresentação do projecto, caracterização inicial e acções de formação e sensibilização, foi realizado um concurso com o objectivo de promover a correcta separação e recolha dos resíduos recicláveis. Durante este período, foram contabilizados um total de 7.556,70 Kg de resíduos recolhidos e encaminhados para reciclagem. Relativamente aos meios utilizados, foram distribuídos 24 contentores para recolha selectiva de resíduos, 580 sacos para acondicionar resíduos recicláveis, realizadas 110 recolhas e 96 acções de sensibilização directa a cerca de 1.602 pessoas e disponibilizados quatro técnicos para trabalharem diretamente no projecto.

A edição de 2015 contou com a parceria da Câmara Municipal de Valongo, Paróquia de Valongo, Unidade de Saúde Familiar (USF) de Alfena, USF Bela Saúde, USF de Campo, USF de Ermesinde, USF de Santa Justa, USF de Sobrado e USF de Valongo. As instituições envolvidas integram agora o circuito de recolha selectiva do Município de Valongo tendo adoptado comportamentos sustentáveis e duradouros no que se refere ao correcto tratamento e encaminhamento dos seus resíduos.