Conferência sobre alterações climáticas em Almada amanhã

Conferência sobre alterações climáticas em Almada amanhã

Categoria Advisor, Agenda

É já amanhã, dia 22 de abril, a marcar o Dia da Terra, que se realiza uma conferência sobre alterações Climáticas no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, junto ao Jardim Urbano Costa da Caparica, das 9H30 às 13H30. A iniciativa é do Departamento de Energia, Clima, Ambiente e Mobilidade da câmara de Almada e da AGENEAL – Agência Municipal de Energia da Almada e pretende cimentar a aplicação local dos acordos internacionais conseguidos na COP21, em Paris.

Depois da participação na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP21), onde Almada foi uma das cidades portuguesas em destaque pelos projetos inovadores desenvolvidos nesta matéria, a autarquia e a AGENEAL, em pareceria com outras entidades, dinamizam a Conferência “Roteiro Local para as Alterações Climáticas: o Acordo de Paris na ação local”.

Esta iniciativa visa divulgar e partilhar junto de outros municípios, universidades, instituições públicas e empresas, os resultados da COP21 e a forma como o Acordo Climático de Paris se poderá refletir na intervenção municipal no domínio das alterações climáticas.

O evento contará com a participação de representantes de instituições nacionais e internacionais de relevância nesta área como o ICLEI, Energy-Cities, APA, universidades e outras cidades.

Outro destaque da Conferência será a apresentação da PLAC, Plataforma Local Almada Clima, que congregará um conjunto de atores locais no compromisso coletivo de redução das emissões de gases de efeito de estufa no concelho.

Pretende-se que este evento seja também um incentivo para mobilizar as cidades portuguesas a darem o seu contributo para a concretização dos objetivos e metas estabelecidos pelo Acordo de Paris. Almada associa-se assim à assinatura formal deste compromisso internacional, agendada para a mesma data, em Nova Iorque.