“Contentão” é o recente projeto inovador da Valorsul lançado em parceria com os SIMAR de Loures e Odivelas

“Contentão” é o recente projeto inovador da Valorsul lançado em parceria com os SIMAR de Loures e Odivelas

Categoria Ambiente, Resíduos

A Valorsul, em parceria com os SIMAR de Loures e Odivelas, vai lançar um projeto inovador de recolha seletiva. Intitulado de “Contentão, um contentor com um grande coração” tem como objetivo “envolver as comunidades locais na reciclagem, garantir a separação dos seus resíduos e através duma dinâmica de conversão em apoio financeiro, ajudar uma associação da sua freguesia”, lê-se num comunicado.

Na prática, explica a Valorsul, o Contentão é um espaço de grandes dimensões onde as famílias e o comércio podem entregar os seus recicláveis, sabendo que todo o material corretamente separado vai reverter a favor de uma associação local.

A primeira fase do projeto arranca já em outubro nas freguesias de Bucelas e Odivelas. As associações para quem o apoio financeiro será canalizado, durante o primeiro ano, também já foram selecionadas pelo júri do projeto. Na freguesia de Bucelas será parceiro o Grupo Musical e Recreativo da Bemposta. Em Odivelas, será a Associação de Moradores das Colinas do Cruzeiro, que promete dinamizar a separação de recicláveis no bairro e na freguesia, angariando assim fundos para desenvolver a sua missão.

O Contentão vem dar continuidade à estratégia da Valorsul de aliar o crescimento da empresa à sua responsabilidade social, numa altura em que a maioria das associações se depara com dificuldades, devido à pandemia.

De acordo com a Valorsul, este projeto poderá contribuir anualmente com valores de contrapartida até 7.500 euros. E o montante a atribuir a cada associação, estará diretamente relacionado com a quantidade e a correta separação de recicláveis neste novo equipamento, durante todo o ano.

Mediante a adesão da população a este projeto piloto, o Contentão poderá chegar a todas as freguesias de Loures e Odivelas, adianta a empresa.