Corticeira Amorim junta-se à Quercus na plantação de 2 mil sobreiros em Alcácer do Sal

Corticeira Amorim junta-se à Quercus na plantação de 2 mil sobreiros em Alcácer do Sal

Mais de 100 voluntários da Corticeira Amorim juntaram-se aos vários representantes da Quercus para a plantação de cerca de 2 mil sobreiros, no passado sábado, dia 23 de novembro. A iniciativa foi realizada na Herdade Castelo de Arez, em Alcácer do Sal, propriedade da Santa Casa da Misericórdia desta região.

Desde 2011 que os voluntários da Corticeira Amorim colaboram nesta iniciativa associada ao Green Cork, tendo contribuído para a plantação em Portugal de mais de 20 mil árvores autóctones, com especial preponderância de sobreiros. O Alentejo voltou a ser a região visada para a plantação de sobreiros, de modo a reforçar a mancha de florestas de sobro nesta área geográfica do país. 

A Administradora e CFO no Grupo Amorim, Cristina Amorim refere em comunicado que “esta iniciativa anual reforça o compromisso da Corticeira Amorim com o montado de sobro, cuja existência contribui para a preservação da biodiversidade autóctone e para a sobrevivência de muitas espécies. Algumas delas, de resto, em perigo de extinção. Mais do que fonte da nossa matéria prima, a cortiça, os sobreiros representam manutenção deste ecossistema único, típico do nosso país, e cujas florestas nacionais permitem ainda uma importante captura anual de CO2”. A responsável acrescenta ainda ser 2particularmente gratificante observar, ano após ano, o crescente empenho de todos os envolvidos neste projeto e na promoção de um futuro mais sustentável. Neste contexto, é importante agradecer à Quercus, enquanto parceiro essencial do projeto e importante agente para a preservação da floresta autóctone portuguesa. Assim como aos nossos colaboradores, que anualmente realizam esta ação de forma voluntária e a cada ano que passa com mais vontade de contribuir para a proteção das florestas nacionais.”

A plantação foi apoiada, então, pelo projeto Green Cork, da Quercus, do qual a Corticeira Amorim é parceira, desde a sua génese, através do programa de reciclagem de rolhas Green Cork, que reverte para o financiamento da preservação da floresta autóctone portuguesa.

Neste âmbito, a Missão Continente, a Quercus e a Corticeira Amorim voltaram a lançar este ano a campanha de recolha de rolhas distribuindo 500.000 “rolhinhas” pelos clientes das lojas Continente. Uma iniciativa, cujos objetivos são incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal, que já permitiu a recolha de cerca de 84 milhões de rolhas desde 2008.

Foto cedida pela Corticeira Amorim