Dachser prevê iniciar operações com dois camiões movidos a hidrogénio em 2023

Dachser prevê iniciar operações com dois camiões movidos a hidrogénio em 2023

A Dachser prepara-se para avançar com testes práticos de tecnologias de condução com zero emissões para camiões. Em 2023, a empresa planeia iniciar operações com dois camiões a pilha de combustível de hidrogénio (FCEV) em duas cidades alemãs. Em Magdeburgo, já no início de 2023, começará a operar com o camião Hyundai XCIENT: “O veículo, que suporta até 27 toneladas e oferece espaço para 18 paletes, tem uma autonomia de até 400 quilómetros, o que significa que pode ser utilizado em operações de dois turnos”, explica a empresa, acrescentando que “o camião será conduzido por motoristas profissionais que estão a completar a sua formação na empresa este ano”.

Enquanto o camião FCEV é testado na distribuição na área de Magdeburgo durante o dia, à noite irá realizar as linhas do tráfego regular até à filial da Dachser em Berlim-Schönefeld. Para as operações noturnas, o veículo de zero emissões estará equipado com uma combinação de reboque e caixa móvel (swap body). As instalações para reabastecimento do camião a hidrogénio estarão disponíveis perto das duas filiais da Dachser em Magdeburgo e Berlim, no momento da entrega do veículo, adianta a empresa.

Em Magdeburgo, o parceiro contratual da Dachser neste projeto é a H2 Delivery Truck Pool GmbH & Co. KG. A empresa de vendas faz parte da H2 Green Power & Logistics GmbH, que apresentou a sua estratégia para a logística de veículos comerciais movidos a hidrogénio com o camião Hyundai XCIENT FCEV, num evento que percorreu 11 cidades alemãs no final de 2021.

Entregas sem emissões chegam a Hamburgo

A partir de meados de 2023, a Dachser vai utilizar um camião Bluepower 1938 FCEV da Enginius – uma filial do Faun Group em Bremen – para entregas no centro da cidade de Hamburgo. O camião irá complementar o conceito DACHSER Emission-Free Delivery, projetado para zero emissões locais e que está programado para ser lançado em Hamburgo já no outono de 2022. O Bluepower 1938 tem uma capacidade de até 19 toneladas e pode transportar até 18 paletes de mercadorias com o seu reboque de caixa fixa. A autonomia estimada do modelo de 250 quilómetros, mais reserva, é ideal para entregas no centro da cidade e também oferece um potencial de recuperação muito elevado.

“Como parte de um estudo com a Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten, já determinámos que existe um potencial considerável para camiões de hidrogénio na rede europeia de grupagem da Dachser”, explica Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) e membro do Conselho Executivo da Dachser, acrescentando que “estamos ansiosos por introduzir os primeiros camiões de hidrogénio na rede Dachser, já que isto significa que seremos capazes de adquirir uma valiosa experiência prática com eles”.