Doença nas aves lança alerta na Europa

Doença nas aves lança alerta na Europa

Cerca de 30 mil galinhas foram abatidas no estado de Schleswig-Holstein, na Alemanha, depois de ter sido detetado um foco de gripe de aves naquela região, noticia hoje o Diário de Notícias. A Suíça, a Áustria e a Hungria também reportaram casos. Na Dinamarca, as autoridades ordenaram que os criadores de frango mantivessem os animais fechados, uma vez que o vírus também foi identificado em aves selvagens. Por cá, a Direção-Geral da Saúde diz que não existe qualquer alerta.

“Nos países onde foi identificado, o vírus só apareceu em aves. Nunca apareceu nenhuma pessoa doente”, explicou ao DN Graça Freitas, subdiretora-geral da saúde, destacando que “o risco para os seres humanos é muito baixo”. A situação foi revista em Portugal, mas “não há nenhum alerta”.

Na Alemanha os animais foram abatidos entre domingo e ontem, como forma de prevenção para tentar travar a estirpe do vírus H5N8. E estão previstas outras medidas. Quem trabalha nos aviários terá de usar roupas de proteção e foi recomendada uma limpeza e desinfeção de todos os veículos usados no transporte das aves.

A gripe das aves transmite-se entre estes animais, nomeadamente entre os domésticos, mas também entre estes e os selvagens.