Drive Carbon Neutral permite aos condutores compensar emissões de carbono enquanto conduzem com bp

Drive Carbon Neutral permite aos condutores compensar emissões de carbono enquanto conduzem com bp

Categoria Advisor, Empresas

A partir desta quarta-feira os condutores em Portugal vão poder abastecer nos postos de abastecimento da bp e saber que as emissões dos seus combustíveis serão compensadas, informa a empresa em comunicado.

A bp irá compensar as emissões de carbono de todos os combustíveis gasóleo, gasolina e GPL através do bp Target Neutral, utilizando créditos de carbono gerados a partir de projetos globais que financiam a utilização de energias renováveis, baixo carbono e a proteção das florestas.

Pedro Oliveira, presidente da bp Portugal afirma que “este programa é disponibilizado a todos os clientes que adquiram qualquer um dos nossos combustíveis e pode ajudar a compensar mais de 2 milhões de toneladas de carbono por ano, o equivalente a retirar cerca de 400.000 carros das estradas. Os condutores não precisam de subscrever, comprar um combustível especial ou aderir a um programa de fidelização, precisam apenas de abastecer na bp”. De acordo com o responsável, “nós sabemos que os nossos clientes desejam reduzir as emissões de carbono, mas também sabemos que há momentos em que precisam de conduzir para o trabalho, ir às compras ou para visitar amigos e familiares. O programa Drive Carbon Neutral ajuda os nossos clientes a agir face ao carbono e a desempenhar o seu papel na jornada do mundo para a neutralidade carbónica (net zero). É com grande entusiasmo que a bp é a primeira marca de combustíveis a desenvolver este programa em Portugal, no mesmo ano em que alcança os 500 postos de abastecimento. Isto reforça a nossa liderança em inovação e crescimento sustentável do negócio no nosso país. Hoje estamos a compensar o equivalente às emissões de todos os condutores particulares em Portugal. A partir de amanhã, tal apenas estará disponível para condutores que abasteçam na bp.”

Este programa visa contribuir para a nova ambição da bp de atingir a neutralidade carbónica (net zero) até 2050 e ajudar o mundo a atingir o mesmo objetivo.

Pedro Oliveira acrescenta “Na bp estamos a trabalhar para ajudar os nossos clientes a gerir a transição para baixo carbono. Os nossos combustíveis avançados BP Ultimate, com tecnologia ACTIVE – oferecem já mais eficiência para veículos, ajudando os condutores a utilizar menos combustível por viagem. Temos também uma parceria com a EDP para o carregamento elétrico nos nossos postos, em linha com os objetivos do programa Drive Carbon Neutral.”

De acordo com a bp, para compensar as emissões dos clientes, o bp Target Neutral aplica as melhores práticas, sustentadas por padrões internacionais.

Andrea Abrahams, diretora do bp Target Neutral, diz que “os nossos créditos de carbono provêm de projetos de redução de carbono que são verificados e selecionados de forma independente por um painel de ONG’s. Ao longo dos últimos 14 anos ajudámos clientes a compensar 6 milhões de toneladas de carbono, angariando mais de 24 milhões de euros para projetos de redução de carbono em todos o mundo”. A responsável acrescenta que “os condutores que beneficiam do programa Drive Target Neutral em Portugal estarão a apoiar uma série de programas que incluem atualmente um projeto de instalação de fogões eficientes no México e um projeto de proteção e plantação florestal na Zâmbia. Estes projetos não só reduzem as emissões de carbono como também proporcionam benefícios de subsistência em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No ano passado, apoiámos um portfólio que ajudou mais de 1.2 milhões de pessoas no acesso a melhores cuidados de saúde, providenciou formação e educação a mais de 8.000 pessoas e protegeu mais de 40.000 hectares de floresta, muito significativos a nível mundial.”

O programa Drive Carbon Neutral está disponível para todos os condutores que abasteçam nos postos de abastecimento da bp em Portugal a partir de 22 de julho de 2020. Este programa não inclui os combustíveis adquiridos através dos cartões BP Plus. Os clientes de frota que queiram compensar as emissões do seu combustível em Portugal devem contactar o seu gestor de conta.