Ecocentro Móvel vai percorrer o concelho da Maia

Ecocentro Móvel vai percorrer o concelho da Maia

Categoria Ambiente, Resíduos

Com o objetivo de colocar à disposição da população novas formas de potenciar a recolha seletiva, contribuindo para a valorização de pequenos resíduos domésticos, a Lipor e o município da Maia, através da Maiambiente, vai avançar com a disponibilização de um Ecocentro Móvel, de forma itinerante nas ruas do concelho. Desta forma, “será possível separar resíduos como pilhas e acumuladores portáteis, tinteiros e toners, lâmpadas, resíduos de pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens contaminadas e rolhas de cortiça”, refere a Maiambiente em comunicado.

O projeto, financiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), arranca esta segunda-feira, dia 29 de março, na envolvente à praça do Município, junto à entrada do Fórum e Estação Metro. O Ecocentro Móvel permanecerá neste local da cidade até 4 de abril. Na semana seguinte, de 5 a 11 de abril, o Ecocentro Móvel vai marcar presença em Águas Santas, na Urbanização Mafavis, Rua José Régio, junto à entrada do jardim contíguo às piscinas municipais, e na terceira semana do mês, de 12 a 18 de abril, vai estar no Castêlo da Maia, na Urbanização Real Castêlo, junto à farmácia, lê-se no comunicado.

“De 19 a 25 de abril, é a vez de Vila Nova da Telha receber o equipamento que vai estar na Urbanização Lidador, junto à Escola Básica de 1.º CEB / JI do Lidador. De 26 de abril a 2 de maio, vai poder depositar os pequenos resíduos domésticos na Urbanização dos Maninhos, Rua Fernando de Almeida, junto ao jardim”, precisa o comunicado.

Mensalmente serão disponibilizados os locais e horários de passagem do Ecocentro Móvel, os quais podem ser consultados online.

Esta iniciativa que procura, cada vez mais, potenciar uma economia circular, pretende, ainda, incrementar hábitos sustentáveis no quotidiano da população maiata, de uma forma acessível a todos.

A operação POSEUR-03-1911-FC-000181, tem como finalidade a recolha de resíduos domésticos e outros valorizáveis e vai ser implementado através de duas iniciativas de proximidade, nos Municípios Associados da Lipor. Serão colocados ecocentros móveis, em pontos estratégicos do concelho, e eco-módulos em habitações coletivas, permitindo dessa forma abranger o máximo de população servida por esses equipamentos, bem como, recolher o maior número de resíduos urbanos recicláveis. A operação inclui, ainda, a aquisição de uma viatura elétrica e a concretização de uma campanha de informação, divulgação e sensibilização.