ECOFLO a solução sustentável de tratamento de águas residuais domésticas

ECOFLO a solução sustentável de tratamento de águas residuais domésticas

Categoria Advisor, Empresas

A tecnologia Ecoflo®, desenvolvida pela Premier Tech Water and Environment, proporciona uma solução eficiente para o tratamento de águas residuais que reúne as vantagens dos sistemas não convencionais e, também, as vantagens das soluções pré-fabricadas.

A solução Ecoflo®,foi concebida para responder a populações até 200 HE que não têm sistema de saneamento associado.

O sistema de tratamento Ecoflo® consiste num filtro biológico com meio de suporte vegetal, a casca de coco triturada. O fluxo subsuperficial evita a presença de uma camada livre de água e com ela os inconvenientes, odores e presença de insetos associados. O biofiltro é alimentado em lotes, por ação de um descarregador basculante e bandejas de distribuição, a fim de, por um lado, permitir o abastecimento da água pré-tratada por lotes e, por outro, garantir uma distribuição homogênea sobre toda a superfície filtrante.

O sistema de tratamento Ecoflo® inclui sempre um tratamento primário, que é realizado por meio de uma fossa séptica equipada com um pré-filtro na saída que minimiza a chegada de sólidos ao biofiltro.

Sem dúvida, a contribuição mais significativa do sistema Ecoflo® está no material de enchimento usado como meio filtrante e suporte para o desenvolvimento da atividade microbiana. É uma mistura patenteada (EP1539325B1) de fibras do mesocarpo de Cocos nucifera L. O resultado de um complexo processo de pesquisa e desenvolvimento que permitiu atingir as propriedades que o tornam único: uma área de superfície específica elevada para fixar a biomassa microbiana.

Resumindo, a tecnologia Ecoflo® é apresentada como uma alternativa real para resolver os problemas tratamento de águas residuais de pequenas populações.

Sendo um equipamento pré-fabricado permite um fácil arranque e instalação, sendo possível a sua instalação por empresas locais, soluções económicas e uma manutenção muito simples. Não há necessidade de eletricidade, o que reduz os custos operacionais e simplifica a manutenção. Tudo isso aliado a rendimentos altíssimos, comportamento excecional frente a variações de caudal.

Neste momento contamos com mais de 150.000 unidades vendidas e em funcionamento por todo o mundo.

Este artigo foi publicado na edição 89 da Ambiente Magazine.