Eficiência hídrica nos edifícios: debates internacionais com participação nacional

Eficiência hídrica nos edifícios: debates internacionais com participação nacional

Categoria Advisor, Agenda

Baseada na sua experiência de mais de 34 anos na área da eficiência energética, a ADENE aposta, desde 2015, numa abordagem mais ampla para a eficiência de recursos, economia circular e nexus água-energia, com o alargamento da sua missão à área da eficiência hídrica, abrangendo todos os setores, com especial enfoque nas cidades e nos edifícios.

Nesse âmbito, através dos seus mais recentes trabalhos na área da eficiência hídrica, nomeadamente da Parceria Estratégica WATTer Skills, que coordena, co-financiada pelo programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, a ADENE irá estar presente em três importantes eventos internacionais na área da eficiência hídrica, dois deles a decorrer em Portugal em agosto e setembro:

Simpósio Internacional CIB W062 – Water supply & Drainage for Buildings, de 28 a 30 de agosto em Ponta Delgada, nos Açores;
Conferência Internacional do Water Efficiency Network – WATEF Conference 2018, de 5 a 7 de setembro, em Aveiro;
Infoday WATTer Skills, no dia 27 de setembro, inserido na CERSAIE, a mais importante Feira de Cerâmica para a Arquitetura e Construção, em Bolonha – Itália (http://watterskills.eu/watter-skills-project-info-day).

Dada a crescente exigência dos cidadãos no que respeita à adoção de novas soluções de eficiência hídrica nos edifícios, e as correspondentes necessidades do mercado quanto à existência de profissionais especializados para a implementação dessas soluções, a ADENE irá apresentar e discutir em agosto, no Congresso Mundial CIB W062 e na Ordem dos Engenheiros dos Açores, a primeira proposta do “WATTer Skills map”, um dos mais recentes resultados do projeto WATTer Skills. Pretende-se que, após a sua extensa discussão com os stakeholders e conselho consultivo do projeto, a decorrer ao longo de 2018 e 2019, este mapa de qualificações seja passível de adoção a nível europeu, como referencial para a formação e qualificação de futuros técnicos e especialistas de eficiência hídrica no setor da construção e reabilitação de edifícios.

Na conferência internacional da Water Efficiency Network (WATEF Conference 2018), em Aveiro, a ADENE participará, no dia 6 de setembro, na Sessão de Abertura da Conferência e na “Industry session” dedicada à Rotulagem de Eficiência Hídrica a nível europeu, que contará com a participação de especialistas nacionais e europeus. Nesta Conferência a ADENE discutirá ainda, numa comunicação no dia 7 de setembro, a metodologia utilizada no projeto WATTer Skills para a seleção das qualificações necessárias para os futuros especialistas e técnicos de eficiência hídrica nos edifícios.

Em Bolonha – Itália, o “Infoday WATTer Skills” a realizar no dia 27 de setembro, permitirá apresentar e discutir, com os profissionais do setor a nível europeu, os resultados e expectativas do projeto, num local privilegiado, que conta com mais de 100 mil participantes. Integrado na CERSAIE, a mais importante Feira Internacional de Cerâmica para a Arquitetura e Construção na Europa, o “Infoday Watter Skills” irá aproveitar a presença das diversas empresas e especialistas do setor da arquitetura e construção para potenciar a disseminação e discussão dos mais recentes resultados e objetivos do projeto WATTer Skills, em conjunto com os parceiros do projeto, de Itália, Espanha e Grécia.

Para fomentar o debate sobre a eficiência hídrica, para além da apresentação do projeto, o “Infoday WATTer Skills” incluirá um painel de debate pelo Conselho Consultivo Italiano do projeto e uma apresentação, pelo European Bathroom Forum, sobre a iniciativa da indústria europeia de criação de um selo único europeu de certificação hídrica de torneiras, chuveiros e outros dispositivos de uso da água nos edifícios. O programa completo pode ser consultado no site do projeto, em http://watterskills.eu/watter-skills-project-info-day.

O 44.º Simpósio Internacional CIB W062 – Water Supply and Drainage for Buildings, organizado pela ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, é um evento único de âmbito mundial no sector das instalações prediais de águas e esgotos para a apresentação e discussão de inovações no sector (novas soluções, novos métodos de dimensionamento, novos produtos, etc.). No âmbito do Simpósio, a decorrer de 28 a 30 de agosto em Ponta Delgada, realizam-se ainda sessões de apresentação e debate na Ordem dos Engenheiros – Região dos Açores, sendo a sessão de dia 29/08 dirigida pela ADENE.

A conferência internacional da Water Efficiency Network (WATEF Conference 2018), subordinada ao tema “Futuro da Água na Europa: Melhores Práticas Locais, Regionais e Globais”, realiza-se de 5 a 7 de setembro de 2018 na Universidade de Aveiro, com a presença de diversos especialistas portugueses e estrangeiros, e de oradores de diversas entidades, como a Comissão Europeia. É a primeira vez que esta importante conferência sobre eficiência hídrica em edifícios se realiza fora do Reino Unido, numa organização da ANQIP em colaboração com Water Efficiency (WATEF) Network (Reino Unido) e em parceria com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.