Empresas e Instituições públicas procuram respostas para o desafio da gestão integrada dos fogos rurais

Empresas e Instituições públicas procuram respostas para o desafio da gestão integrada dos fogos rurais

Categoria Advisor, Agenda

“Ciência com impacto – Gestão integrada dos fogos rurais” é o nome do evento que se realiza esta segunda-feira, 10 de fevereiro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e que conta com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Numa altura em que terminou o período de discussão pública do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e sendo conhecidas a Agenda de I&D&I do ForestWISE, a Agenda de Investigação e Inovação Agroalimentar, Florestas e Biodiversidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), assim como os resultados do Workshop “Incêndios rurais: Melhor gestão baseada em evidência científica”, que decorreu no IPMA (Lisboa), no dia 27 de novembro de 2019, a UTAD recebe na próxima segunda-feira, na Aula Magna, o workshop “Ciência com impacto – a Gestão Integrada de Fogos Rurais”.

Carlos Fonseca, CTO do ForestWISE e professor na Universidade de Aveiro, refere em comunicado que a iniciativa  “pretende abrir caminho para uma participação mais efetiva das empresas e entidades do sector florestal na discussão dos contributos da ciência portuguesa na resposta ao grande desafio do país na gestão integrada das florestas e dos fogos rurais”.

De acordo com  o docente, “num contexto em que a criação de conhecimento beneficia das sinergias entre múltiplas áreas científicas, mas visa apoiar a resolução de problemas concretos, urge reforçar pontes de diálogo entre as comunidades de produtores e consumidores de conhecimento, que numa lógica demand-driven, permitam identificar oportunidades de I&D&I que respondam a esses problemas. É este o objetivo do encontro, onde se apresentarão as necessidades de conhecimento paraa Implementação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e aAgenda de I&D&I do ForestWISE”.

A sessão é dirigida à comunidade científica, empresarial e institucional, sendo aberta a todos os interessados, e servirá para responder a dúvidas dos investigadores sobre candidaturas a projetos na área da Prevençãoe Combate de Incêndios Florestais, em resposta ao aviso aberto pela FCT. A participação é gratuita mediante inscrição prévia.
Este evento assinala também o arranque efetivo do ForestWISE- Laboratório Colaborativo (CoLab) para Gestão Integrada da Floresta e do Fogo,com a contratação dos primeiros investigadores seniores e gestores de projetos.

O encontro “Ciência com impacto – Gestão integrada dos fogosrurais”, com início às 14h00, é organizado pelo ForestWISE, FCT e Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF). O evento conta ainda com uma apresentação de José Miguel Cardoso Pereira do Centro de Estudos Florestais, ISA, intitulada“Fogo Rural – um problema perverso, que precisa de investigação translacional egestão adaptativa” e um painel de discussão sobre o “Incêndios Rurais: Melhor gestão baseada em evidência científica”.

O programa pode ser consultado aqui.