Águas do Norte obtém certificação energética da frota

Águas do Norte obtém certificação energética da frota

Categoria Ambiente, Energia

A Águas do Norte obteve, no passado mês de dezembro, a certificação energética da sua frota automóvel, obtendo a classificação B. Com esta certificação energética da frota, a Águas do Norte refere em comunicado que vai “assegurar de forma criteriosa a classificação, comparação e melhoramento da eficiência energética e ambiental da sua frota automóvel, aproveitando as oportunidades para otimizar custos, como a redução de combustível, e consequentes emissões de CO2”.

A empresa poderá assim demonstrar, de forma simples e clara, o seu empenho em reduzir a pegada ecológica da frota, motivando colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros para uma mobilidade mais sustentável. A mobilidade e o setor dos transportes em Portugal representam cerca de 37% do consumo energia final e cerca de 25% das emissões de CO2. Atento à temática em voga da Mobilidade e às metas definidas para o país, nomeadamente pelo Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC 2050) e o Plano Nacional Energia e Clima (PNEC 2030), o Grupo Águas de Portugal definiu como objetivo no Plano de Eficiência e Produção de Energia (PEPE 2020) a certificação energética da frota das suas empresas.

A Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema. Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Foto creditada pelo facebook da Águas do Norte