ENA integra consórcio europeu que apoiará os municípios nos roteiros rumo à neutralidade climática

ENA integra consórcio europeu que apoiará os municípios nos roteiros rumo à neutralidade climática

A ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida faz parte de um consórcio europeu que está a desenvolver o projeto EuCityCalc, financiado pelo Horizonte 2020, o maior programa de investigação e inovação da União Europeia. Este projeto tem como objetivo apoiar os municípios no planeamento da sua transição para a neutralidade climática, através de uma ferramenta de modelação prospetiva.

Cumprir os objetivos do Acordo de Paris e assegurar que a Europa será o primeiro continente neutro em termos climáticos até 2050, exige que os municípios europeus estejam na vanguarda da transição climática, fazendo face a uma crise que levou muitos a declarar a emergência climática e a implementar medidas ambiciosas.

Embora cada vez mais municípios tenham assumido o compromisso da neutralidade climática até meados do século, ou ainda mais cedo, foram poucos os que conseguiram traduzir estes pactos em planos de transição precisos e tangíveis para os seus territórios. Por conseguinte, é fundamental adquirirem os conhecimentos, experiência e informação necessários para fazer as escolhas certas e definir as vias mais eficazes para que se tornem neutros em termos climáticos.

Através de uma ferramenta de modelação prospetiva, a European City Calculator (adaptação à escala local da European Calculator, que modela cenários a nível Europeu e nacional a partir das emissões de Gases com Efeito de Estufa), o projeto EUCityCalc fornecerá aos municípios uma visão setorial sobre o tipo e ambição das medidas a implementar para alcançar a neutralidade climática.

O EUCityCalc testará esta ferramenta de modelação em 10 municípios europeus de pequena e média dimensão (Palmela, Sesimbra, Setúbal, Riga, Dijon Métropole, Mantova, Zdar, Koprivnica, Varazdin e Virovitica) apoiando-os no desenvolvimento e implementação de roteiros e cenários de transição climática cientificamente robustos, detalhados e integrados.

Na sequência deste projeto, a ENA irá mapear os parceiros locais potencialmente interessantes nos municípios-piloto, criar grupos de trabalho com especialistas em distintas áreas, implementar o processo de cocriação de cenários políticos e percursos de transição para a neutralidade climática nos municípios envolvidos e construir um guia para integrar estes percursos e cenários políticos nos SECAPs (Planos de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática).

Graças à aprendizagem entre pares, ao desenvolvimento de capacidades e programas de formação e ao envolvimento dos intervenientes locais em grupos de trabalho de especialistas, o EUCityCalc irá capacitar os municípios na elaboração de um roteiro claro e concreto para a neutralidade climática.

O projeto EuCityCalc é coordenado pela Energy Cities e integra onze entidades de oito países europeus – Alemanha, Bélgica, Lituânia, Itália, França, República Checa, Portugal e Croácia – contando com a ENA como único parceiro Português.