Endesa e Porto de Leixões estabelecem acordo de eficiência energética

Endesa e Porto de Leixões estabelecem acordo de eficiência energética

Categoria Ambiente, Energia

A Endesa assinou um acordo de eficiência energética com o Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, um dos concessionários do porto de Leixões, através do qual se conseguiu uma poupança de 70% no consumo de iluminação do porto.

Localizado em Matosinhos, o porto de Leixões exporta para mais de 184 países de todo o mundo e movimenta uma média de 1,4 milhões de toneladas de mercadorias por mês, o que representa 25% do comércio internacional português.

O acordo assinado entre a Endesa e o Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, com uma duração de 5 anos, levou à substituição de 184 luminárias por tecnologia LED de alta eficiência em distintas torres de iluminação do porto. Estas torres alcançaram uma altura entre os 15 e os 25 metros.

Esta medida, levada a cabo em 33% da área do porto, permitiu uma redução significativa do consumo energético de iluminação, que passou de 800 MWh por ano para menos de 250 MWh. Esta diminuição representa uma poupança anual de 60 mil euros e uma redução de cerca de 227 toneladas de CO2 por ano, equivalentes a 73.000 árvores plantadas.

Por outro lado, em agosto, a Endesa renovou o contrato de fornecimento de energia em todo o porto de Leixões, o segundo maior em Portugal. Este contrato, que tem 12 meses de duração e um valor de 3 milhões de euros, permitirá uma poupança na fatura da eletricidade do porto de cerca de 250 mil euros.