Engidro implementa sistema BIAS em Moçambique e Cabo Verde

Engidro implementa sistema BIAS em Moçambique e Cabo Verde

Categoria Águas, Ambiente

No âmbito da gestão de informação ao nível da água e saneamento, a Engidro tem vindo a implementar a BIAS (Base de Informação de Águas e Saneamento), uma solução de Sistema de Informação Geográfica (SIG), junto de entidades gestoras em Moçambique e Cabo Verde.

Inicialmente aplicada no âmbito do Plano de Investimentos de Água e Saneamento da Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento (AIAS) e financiado pelo World Bank, o desenvolvimento do protótipo da BIAS teve como premissa a Entidade Gestora necessitar de um sistema eficiente para a gestão de informação georeferênciada dos seus sistemas e infraestruturas, permitindo a sua fácil e permanente atualização. Neste contexto, em estreita colaboração com a AIAS, num projeto financiado pela Vitens Evides International (VEI) desenvolveram-se várias aplicações da BIAS.

O projeto inclui ainda a capacitação e transferência de conhecimento, numa perspetiva de futura expansão da BIAS para várias cidades da AIAS, o que se traduziu numa semana de formação em Maputo e uma semana em campo para formar operadores nas vilas de Moamba e Manhiça, num total de 23 participantes.

Algumas componentes da BIAS foram também implementadas recentemente no desenvolvimento da base de dados SIG no âmbito do Plano Diretor de Abastecimento de Água e Saneamento para as Ilhas do Fogo e Brava (Cabo Verde), financiado pela agência LUX DEV.