Escola Mariana Seixas de Viseu vence Escola Electrão

Escola Mariana Seixas de Viseu vence Escola Electrão

Categoria Ambiente, Resíduos

A Escola Mariana Seixas de Viseu é a grande vencedora da Edição 2015/16 da Escola Electrão, por ter conseguido reunir cerca de 35 toneladas de equipamentos elétricos e pilhas usadas, graças aos esforços de alunos e professores e restante comunidade educativa. Nesta edição da Escola Electrão, as 324 escolas inscritas recolheram cerca de 500 toneladas de resíduos.

A Escola Electrão é uma campanha da Amb3E que desafia as escolas de todo o país a recolherem o máximo que conseguirem de equipamentos elétricos e pilhas usadas, de forma a chamar a atenção para a importância da sua reciclagem. Os vencedores foram anunciados, na passada semana, numa sessão que decorreu na área VIP do Rock in Rio e que contou com a presença de mil alunos e professores. Esta foi uma parceria inédita com o Rock in Rio que permitiu que todos estes jovens tivessem uma experiência inesquecível. A cerimónia contou, também, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Pedro Nazareth, diretor geral da Amb3E, entidade que gere a Rede Electrão e responsável pela Escola Electrão, sublinhou que “desde que o projeto começou, temos tido resultados surpreendentes, muito pela resposta das escolas que acabam por envolver toda a comunidade em que se inserem. Até agora, os alunos já conseguiram recolher 5.500 toneladas de resíduos. Isto significa que, conseguimos proteger o ambiente, evitando a sua contaminação por substâncias perigosas, e ainda minimizar o consumo de materiais, através de reciclagem de materiais, presentes em equipamentos tão diversos como televisores, lâmpadas, telemóveis, pilhas, frigoríficos, micro-ondas, etc.”

Ao todo, foram atribuídos 26 prémios. A escola vencedora foi premiada com 10.000 euros e as que reuniram mais pilhas e lâmpadas receberam 2.000 euros e 1.000 euros, respetivamente. Foram também atribuídos dois prémios per capita de 1.500 e 1.000 euros, bem como prémios para as vencedoras distritais, de 750 euros e um prémio de sensibilização ambiental, no valor de 2.500 euros.

Foto: AgenciaZero.net