Exposição sobre as alterações climáticas chega amanhã a Lisboa

Exposição sobre as alterações climáticas chega amanhã a Lisboa

A exposição CLIMA EXPO 360ª chega amanhã, quarta-feira, 30 de novembro, a Lisboa ao Museu Nacional de História Natural e Ciência, depois de ter estado em Paris e em São Paulo.

Dedicada ao tema central das alterações climáticas provocadas pela emissão de gases com efeito de estufa, decorrentes da ação humana, a exposição que estará patente até 28 de fevereiro do próximo ano, alerta igualmente para a importância da mobilidade sustentável, da economia de baixo carbono e para os impactos sociais das alterações climáticas.

Esta exposição inicia-se em Lisboa na sequência da Conferência Mundial do Clima (COP22), que terminou no passado dia 18 de novembro, e pretende equacionar os vários aspetos do processo das Alterações Climáticas, integrando também uma série de eventos, documentários e conferências.

Tal como já vem sendo habitual, também já os fenómenos meteorológicos extremos fazem parte da realidade do território nacional. Por isso, no dia inaugural terá lugar uma conferência “Alterações Climáticas: Por onde passa o futuro próximo?”, com a participação de quatro cientistas de renome: Jean Robert Petit da Université Joseph Fourier de Grenoble, Franck Courchamp da Université Paris-Sud-Orsay, Filipe Duarte Santos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Júlia Seixas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e contará com a moderação da socióloga do ambiente Luísa Schmidt.

A organização da Exposição em Lisboa está a cargo da Embaixada de França, Instituto Francês de Portugal, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.

A criação da exposição e a sua realização, à data, em Paris, São Paulo e Lisboa, conta com o apoio da Fundação BNP Paribas, e é uma ação que se insere no pilar ambiental da política de Responsabilidade Social e Corporativa do Grupo BNP Paribas.