Frio já rebentou centenas de contadores de água

Frio já rebentou centenas de contadores de água

As temperaturas negativas que desde a semana passada atingem várias regiões do país provocaram a destruição de centenas de contadores, que rebentaram porque a água congelou, refere o Jornal de Notícias. Só em Bragança, este mês a Câmara contabiliza a substituição de 80 contadores “danificados devido ao gelo”, informou fonte autárquica.

Mas mais problemático é o caso do Ribatejo, uma zona que habitualmente tem temperaturas mais amenas. Desde o passado dia 19, registaram-se mais de 700 pedidos de substituição de contadores nos sete concelhos abrangidos pela empresa municipal Águas do Ribatejo.

O maior número de pedidos partiu do concelho de Coruche, onde se registaram 270 ocorrências, referiu fonte da entidade gestora da água, que deu conta de que se trata de “uma situação invulgar, dada a dimensão das solicitações”.

São sobretudo os aparelhos que estão no exterior que avariam com mais facilidade. Porém, na zona de Bragança, onde o inverno é rigoroso, existe o hábito de proteger os contadores com tecidos, de modo a evitar a sua destruição.