Fundação Yves Rocher anuncia as três eco-cidadãs do ano

Fundação Yves Rocher anuncia as três eco-cidadãs do ano

A Fundação Yves Rocher vai anunciar as três eco-cidadãs do ano com a entrega do Prémio Terre de Femmes. A cerimónia, que celebra também os 10 anos do galardão em Portugal, está agendada para sexta-feira, 29 de março, pelas 10h30, nos Paços de Concelho, em Lisboa.

Este ano, o Terre de Femmes premeia não uma, mas três eco-cidadãs, todas elas com projetos totalmente dedicados ao ambiente. Com um donativo total de 18 mil euros, serão entregues 10 mil à primeira classificada, 5 mil ao segundo lugar e 3 mil à terceira laureada.

Na próxima sexta-feira será também conhecida a mulher que se vai habilitar ao Grande Prémio Internacional, no valor adicional de 10 mil euros, uma vez que o primeiro lugar no pódio nacional se deverá juntar à corrida com as restantes vencedoras da Alemanha, Espanha, França, Itália, Marrocos, México, Rússia, Suíça, Turquia e Ucrânia. O evento contará com a presença de Marie-Anne Gasnier, responsável da Fundação Yves Rocher, associações e ONG’s, representantes políticos e antigas laureadas.

O júri, que escolheu as três finalistas entre várias dezenas de candidaturas recebidas, é composto por Milene Matos, bióloga, antiga vencedora do prémio nacional e a única portuguesa a vencer também o galardão internacional; por Luísa Schmidt, socióloga e investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Susana Fonseca, investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e membro da direção da Associação Zero; e Mário Grácio, técnico especialista no Ministério do Ambiente.

A distinguir projetos a favor do ambiente desde 2009, em terras lusas, Terre de Femmes já premiou 22 mulheres e apoiou com mais de 100 mil euros projetos que têm revelado um forte impacto social, ambiental e económico. A nível internacional, o Prémio Terre de Femmes vai para a 18.ª edição, tendo apoiado já mais 400 mulheres em mais de 50 países, num investimento total de 1,8 milhões de euros.