Galp reforça apoio aos sistemas de saúde com novas ações de combate à Covd-19

Galp reforça apoio aos sistemas de saúde com novas ações de combate à Covd-19

Categoria Advisor, Empresas

A Galp e a Fundação têm estado desde a primeira hora na linha da frente dos apoios ao Serviço Nacional da Saúde (SNS) e reforçaram nos últimos dias as medidas de apoio aos sistemas de saúde através de um novo conjunto de ações. “Contribui para o bem-estar dos médicos, enfermeiros e bombeiros”, que estão no combate à pandemia Covid-19, indica a empresa em comunicado.

Parceria com Associação da Hotelaria de Portugal (AHP)

A Galp associou-se à Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) num compromisso que tem como objetivo apoiar as unidades hoteleiras que reabriram para acolher profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à Covid-19. Assim, e durante o período de estadia da comunidade médica nos hotéis, a Galp irá oferecer a energia (Gás Natural e Eletricidade) aos hotéis que são clientes e que adiram a esta iniciativa. Para a Galp esta é uma medida relevante no sentido em que “são muitos os profissionais de saúde que estão deslocados ou que não podem ficar nas suas casas para não colocar em risco as suas famílias”.

Movimento “ISTAR contra a Covid-19”

Este movimento tem como objetivo a cedência de autocaravanas e caravanas por parte de empresas e particulares para alojar profissionais de saúde e bombeiros. Estrategicamente colocadas junto aos hospitais de Braga e Gaia, bem como junto ao quartel de Bombeiros Voluntários de Coimbrões, as caravanas chegam de todo o país e totalizam, neste momento, mais de 300 viaturas. O movimento nasceu num grupo de Facebook, é coordenado por Pedro Castro, e conta com o apoio da Galp que garante o “abastecimento de combustível necessário para todas as deslocações”.

Apoio às corporações de bombeiros

A Galp irá avançar com um apoio em combustível às Corporações de Bombeiros de Sines, Santo André, Santiago do Cacém e Leça da Palmeira, para o apoio nas operações de resposta à emergência às comunidades locais.

Hospital de campanha Super Bock Arena

A Galp é parceira do primeiro hospital de campanha no Porto, localizado no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, nos Jardins do Palácio de Cristal. Este hospital terá capacidade para receber 300 doentes infetados e permitirá aliviar a pressão sobre os dois hospitais públicos da cidade. O apoio da Galp traduz-se na oferta de energia elétrica consumida neste espaço.

Ponto de situação de medidas já anunciadas

Até ao dia de hoje, a Galp e a Fundação Galp já entregaram 19 ventiladores de diversas tipologias, mas todos devidamente homologados com a certificação CE, para utilização imediata nos hospitais do SNS. Dentro dos hospitais abrangidos estão o Hospital de São João, Hospital de Santo António e os hospitais de Setúbal, Beja, Évora, Montijo e Santa Maria da Feira. Está prevista para a próxima semana a entrega de mais 11 ventiladores não invasivos.

A Galp juntou-se ainda a oito empresas portuguesas para adquirirem, em conjunto, 126 ventiladores que serão doados ao SNS com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta das unidades de cuidados intensivos dos hospitais portugueses. A entrega dos ventiladores está prevista para o mês de maio.

Em paralelo, a Galp abastece as viaturas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), contribuindo assim para as operações de transporte de doentes infetados e de recolha domiciliária de amostras para análise.

De relembrar que a Galp e a sua Fundação têm em curso também várias ações focadas no apoio às emergências sociais gerada por esta pandemia, em desenvolvimento nas várias geografias onde opera.