Galp testa carregamento móvel de baterias em Cascais

Galp testa carregamento móvel de baterias em Cascais

Categoria Ambiente, Energia

A Galp está a reforçar um conceito pioneiro de carregamento portátil de veículos elétricos, através do qual o cliente poderá vir a requisitar o serviço em local e hora da sua conveniência. Depois de uma primeira fase de testes no Algarve, a empresa avança agora no município de Cascais com este projeto que permite aos condutores de veículos elétricos recarregarem as baterias dos seus automóveis através de um powerbank móvel, solução técnica que foi desenvolvida pela startup portuguesa AddVolt.

O projeto dá assim um “novo passo no sentido aferir o interesse dos consumidores por esta solução mais conveniente”, que poderá complementar a “atual rede instalada de carregadores e contribuir ao mesmo tempo para a mitigação de eventuais constrangimentos na rede, por excesso de procura”, refere a Galp em comunicado.

Segundo a empresa, durante este piloto, os carregamentos serão “gratuitos” e terão a “duração de 15 minutos cada” o que permitirá uma “autonomia entre 20 e 30 kms, dependendo do modelo de veículo”.

A equipa técnica da Galp que dará suporte a este projeto estará no terreno em Cascais até dia 7 de setembro. O acesso a esta tecnologia poderá ser solicitado pelos condutores de veículos elétricos estacionados nos parques de estacionamento da Marina de Cascais, da praia de Carcavelos, da praia de São Pedro do Estoril, da Cidadela de Cascais e dos jardins do Casino de Estoril.

Pioneira em Portugal e na Europa quando instalou, em 2010, o primeiro ponto de carregamento rápido para veículos elétricos numa estação de serviço, em Lisboa, a Galp é hoje líder de mercado na oferta de pontos de carregamentos elétricos em Portugal. Em 2018, a Galp foi também o primeiro operador a apresentar ao mercado nacional um plano integrado para casa e estrada no âmbito da mobilidade elétrica, o plano Galp Electric