Gas Natural Fenosa lança sistema flutuante de transferência da gás natural liquefeito

Gas Natural Fenosa lança sistema flutuante de transferência da gás natural liquefeito

Categoria Energia

A Gas Natural Fenosa desenvolveu um sistema flutuante para a transferência de GNL (gás natural liquefeito). A infraestrutura consiste numa plataforma que dispõe de um sistema de união compatível com qualquer tipo de barco transportador. Assim que esteja conectada ao barco, o GNL é transferido, de forma segura e eficiente, através de mangueiras criogénicas flutuantes.

A infraestrutura, implementada em colaboração com o tecnologista norueguês Connect LNG, foi desenhada e fabricada em tempo recorde, em apenas 6 meses, num estaleiro de Brevik, na Noruega, a partir do qual foi rebocada até à localidade de Herøya onde se realizou a primeira operação de descarga com sucesso absoluto, demonstrando a sua funcionalidade, versatilidade e rápida entrada em serviço.

Este sistema, denominado de DirectLink LNG, fruto da análise das necessidades de mercado, permite a descarga de gás natural liquefeito do barco à terra sem a necessidade de infraestruturas fixas mais caras e com o mínimo impacto ambiental. Esta solução não exige nenhum tipo de modificação nos navios de transporte existentes e permite reduzir os tempos de acesso à energia no mercado para os destinatários.

“Começámos com uma ideia inovadora, transformada em realidade em tempo recorde. Hoje é uma solução única que nos permitirá revolucionar o mercado de pequena e média escala de gás natural liquefeito nos próximos anos e a nível mundial. Uma solução integral exclusivamente potenciada pela Gas Natural Fenosa com uma infinidade de possibilidades”, afirma José Miguel Moreno Blanes, diretor de projeto na Gas Natural Fenosa.