Governo Regional já limpou 350 hectares de árvores infestantes no Funchal

Governo Regional já limpou 350 hectares de árvores infestantes no Funchal

Categoria Ambiente, Florestas

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que o executivo limpou nos últimos dois anos 350 hectares de vegetação infestante, com a finalidade de proteger a cidade do Funchal dos fogos florestais.

“Nós já limpámos, em dois anos, no Funchal, 350 hectares e vamos ter que continuar a fazê-lo porque são espécies com grande espécie de regeneração e temos de aproveitar enquanto as árvores são pequenas”, observou no final de uma visita ao Galeão, nas zonas altas de São Roque, freguesia de onde irrompeu os fogos de agosto de 2016 que causaram três mortos, dois feridos graves, centenas de deslocados e milhões de euros de prejuízos.

Esta zona já em 2017 tinha sido desbastada de eucaliptos e acácias, numa cooperação entre o Governo Regional, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e juntas de freguesias.

O Governo Regional também está a realizar uma linha corta-fogo na zona do Caminho dos Pretos e a proceder a limpezas nas zonas altas do Monte e de Santo António “para prevenir a propagação de fogos no verão”.