Henkel anuncia metas ambiciosas para embalagens sustentáveis

Henkel anuncia metas ambiciosas para embalagens sustentáveis

Categoria Advisor, Empresas

Com base nos progressos e esforços existentes no que se refere às embalagens sustentáveis, a Henkel está a dar um passo em frente no seu compromisso para promover uma economia circular: a
empresa estabeleceu metas adicionais enquadradas numa visão estratégica global. Em 2025, 100% das embalagens Henkel serão recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis. Neste mesmo período de
tempo, a Henkel pretende usar 35% de plástico reciclado para os seus produtos de consumo na Europa.

A Henkel está há várias décadas focada na sustentabilidade das suas embalagens: todas as embalagens da empresa são desenhadas para satisfazer as necessidades dos consumidores, utilizando a menor
quantidade possível de material – e materiais mais sustentáveis. Refletindo as três fases chave de uma cadeia de valor circular, a nova estratégia da Henkel representa uma abordagem holística. Esta
estratégia sublinha a ambição da empresa como líder na sustentabilidade de forma a impulsionar o progresso rumo a um futuro sustentável juntamente com os seus parceiros de outras indústrias.

“É mais importante do que nunca para as empresas, consumidores, governos e outras organizações impulsionarem o progresso em direção a uma economia circular. Somente reutilizando e reciclando todo o material possível conseguiremos viver dentro dos recursos limitados do nosso planeta. Este conceito está no centro da nossa abordagem para as embalagens sustentáveis” afirma Kathrin Menges, Executive Vice-President Human Resources da Henkel e Chair of Henkel’s Sustainability Council. “Juntamente com os nossos parceiros e ao longo de toda a cadeia de valor, queremos incluir materiais de fontes sustentáveis em designs inteligentes para fechar o ciclo – para beneficio das pessoas e do planeta.”

Visão Estratégica Global para Embalagens Sustentáveis

A nova visão da Henkel para embalagens sustentáveis reflete as três fases chave de uma cadeia de valor circular. Cada uma dessas três fases é traduzida em ações especificas:

Materiais de Fontes Sustentáveis – A Henkel está comprometida em incluir uma percentagem crescente de matérias sustentáveis nas embalagens dos seus produtos – isto está relacionado tanto com o uso
de materiais recicláveis, especialmente o plástico reciclado, como com materiais renováveis como o papel e o cartão.

Design de Embalagem Inteligente – Tendo em conta que os materiais de embalagens recicláveis ou renováveis muitas vezes vêm com propriedades diferentes, por exemplo relativamente à estabilidade ou aparência, os designs inteligentes são o pré-requisito para substituir material virgem nas embalagens dos produtos Henkel – é por isso que a empresa se irá focar ainda mais nos princípios do design que permitam uma economia circular desde o início.

O design inteligente é também sobre repensar conceitos das embalagens tais como: a Henkel irá explorar soluções inovadoras ao longo de toda a cadeia de valor, por exemplo no campo do transporte de embalagens e toda a logística relacionada. Para além disso, a Henkel irá continuar com os seus esforços para reduzir a quantidade de material em cada embalagem e garantir que essa mesma embalagem utiliza unicamente o material necessário.

Fechando o Ciclo – A Henkel está comprometida em garantir que as embalagens dos seus produtos podem ser recicladas após os produtos terem sido consumidos, por exemplo estabelecendo parcerias que
promovam sistemas apropriados de reciclagem. A empresa irá explorar ainda mais soluções como sistemas de recarga que permita aos consumidores reutilizar a embalagem. A Henkel está também a procurar ativamente por materiais que permitam que a embalagem seja devolvida à natureza – tais como matérias biodegradáveis que atendam aos padrões internacionais de compostagem.

Parcerias para promover a Sustentabilidade nas Embalagens 

O progresso nas embalagens sustentáveis só será possível se as organizações de todas as indústrias, ao longo da cadeia de valor, trabalharem em conjunto. É por isso que a Henkel está a colaborar com
diversos parceiros de forma a impulsionar a inovação no desenvolvimento das embalagens e a promover melhorias nas infraestruturas de reciclagem. Por exemplo, a empresa está a participar na New Plastics Economy – uma iniciativa liderada pela fundação Ellen MacArthur que junta /stakeholders/ para repensar e redesenhar o futuro do plástico e criar um impulso para uma economia circular.

A Henkel estabeleceu também uma parceria com a Plastic Bank, uma empresa social que tem como objetivo reduzir o plástico nos oceanos e oferecer oportunidades a pessoas em situação de pobreza,
dando-lhes a oportunidade de ganhar dinheiro ou serviços através da remoção do desperdício de plástico do seu ambiente local. O plástico recolhido é disponibilizado para reciclagem.

Liderando o progresso rumo a uma economia circular: a nova visão estratégica da Henkel para embalagens sustentáveis reflete as três fases chave de uma cadeia de valor circular.

Através de uma fórmula mais concentrada e de uma embalagem redesenhada para os seus detergentes líquidos, tais como o Persil, a Henkel alcançou uma redução imediata de 3500 toneladas de plástico por ano em material para as embalagens. As embalagens são 100 % recicladas.

A Henkel alcançou várias conquistas no que se refere às embalagens sustentáveis. Por exemplo, as embalagens da nova marca de produtos para cabelo e cuidados pessoais Nature Box contém 25% de plástico reciclado. A tampa também contém 25% de matéria reciclada de resíduos pós consumo.

As embalagens PET da linha Pro Nature das marcas biff, Sidolin e Pril são 100% constituídas por plástico reciclado. Os pacotes de recarga permitem aos consumidores reutilizar a embalagem original. A embalagem usada para o Pattex Made at Home all-purpose glue – e também o aplicador ajustável para colagem de filigrana e de área ampla – é feito de material 100% reciclado.

Mais informações sobre a abordagem da Henkel e os seus objetivos para embalagens sustentáveis podem ser encontradas em: www.henkel.com/sustainability/positions/packaging[2].