Inaugurada barragem que começou a ser construída em 1981 no leste de Angola

Inaugurada barragem que começou a ser construída em 1981 no leste de Angola

Categoria Águas, Ambiente

Uma barragem hidroelétrica que começou a ser construída em 1981, no leste de Angola e que vai fornecer eletricidade a duas províncias, após um investimento superior a 90 milhões de euros, foi ontem inaugurada na Lunda Sul, noticia a agência Lusa.

Construída pela empresa chinesa Sinohydro, a obra no aproveitamento hidroelétrico de Chiumbue, município do Dala, foi retomada apenas em julho de 2014, após décadas de paralisação, devido à guerra civil.

A central hidroelétrica da barragem no rio Chiumbue possui quatro grupos geradores, totalizando uma potência instalada de 12,42 MegaWatts e envolveu ainda a construção da linha de transporte e subestação de Luena, capital da província do Moxico, num investimento público de 97 milhões de dólares (90,9 milhões de euros).

A inauguração teve lugar ontem, pela mão do ministro da Defesa Nacional, general João Lourenço, que é também candidato do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde 1975, às próximas eleições gerais, em agosto, o que motivou algumas críticas junto da oposição.

Já em outubro de 2016, também no interior do país, tinha sido lançada a obra de reabilitação e reforço de potência no aproveitamento hidroelétrico no rio Luachimo, construída ainda no período colonial português na província da Lunda Norte, financiada por um banco chinês, vai permitir fornecer eletricidade a 186.371 famílias.

A obra está a ser executada pela empresa China Gezhouba Group Company (CGGC), por 210 milhões de dólares (190 milhões de euros) e permitirá aumentar a potência instalada de oito para 36 MegaWatts.