Iniciativa da Solar Impulse Foundation  para combater alterações climáticas atinge importante marco

Iniciativa da Solar Impulse Foundation para combater alterações climáticas atinge importante marco

Uma iniciativa da Solar Impulse Foundation, apoiada pela Schneider Electric, atingiu um marco histórico: a identificação e classificação de 1.000 soluções ecológicas e rentáveis para combater a crise ambiental global, de forma a demonstrar aos decisores empresariais e governamentais que as tecnologias limpas também podem ser financeiramente viáveis.

Liderada pelo renomado explorador e psiquiatra Bertrand Piccard, a Solar Impulse Foundation anunciou este seu objetivo há quatro anos. A Schneider Electric tem apoiado o projeto desde 2019, através de um compromisso de quatro anos estabelecido através da Schneider Electric Foundation.

“Muito obrigado à Solar Impulse Foundation e parabéns a Bertrand Piccard,” comentou Jean-Pascal Tricoire, Chairman e CEO da Schneider Electric. “Somos inspirados pelos seus múltiplos esforços científicos, e temos muito orgulho em trabalhar a seu lado no desenvolvimento de soluções práticas, prontas a implementar e capazes de resolver os problemas que enfrentamos com as alterações climáticas.”

Jean-Pascal Tricoire, ao lado de 14 outras empresas multinacionais, também assinou o manifesto da Solar Impulse Foundation, que visa incentivar a adoção de metas ambientais mais ambiciosas; a implementação rápida e em grande escala de soluções para enfrentar as alterações climáticas; e a respetiva execução por parte das empresas e governos.

A Schneider Electric apoiou a iniciativa ajudando a analisar potenciais candidatos para receber a etiqueta “Solar Impulse Efficient Solution”, que certifica que um produto, serviço ou processo contribui para uma economia circular, capaz de criar emprego e reduzir as emissões nos setores da água, energia, construção, mobilidade, indústria e agricultura. Mais de 30 especialistas da Schneider Electric ajudaram a classificar soluções apresentadas por empresas de todo o mundo.

Todas as soluções rotuladas fazem parte do programa de código aberto da Solar Impulse Foundation, disponível em www.solarimpulse.com.

Oito soluções da própria Schneider Electric estiveram entre as mais de 1.000 que receberam a etiqueta “Solar Impulse Efficient Solution”: o botão sem fios Harmony, uma interface autoalimentada que conecta equipamentos industriais básicos; os variadores de velocidade Altivar 312 Solar; os variadores de velocidade Altivar 600; o EcoStruxure Microgrid Advisor; a NEO Network; o sistema de gestão de cargas EVLink; o sistema solar doméstico Homaya Pay As You Go; e as soluções de microgrid Villaya.