Iniciativa METRO Plastic quer recolher mais de 65 milhões de garrafas de plástico num ano

Iniciativa METRO Plastic quer recolher mais de 65 milhões de garrafas de plástico num ano

Em conjunto com o Plastic Bank, a METRO, da qual a makro Portugal faz parte, lança agora uma colaboração internacional, de vários anos, com objetivos ambiciosos: “apenas nos primeiros 12 meses da parceria, o objetivo é recolher mais de 65 milhões de garrafas de plástico, o equivalente a mais de 1 milhão de quilos de resíduos de plástico, antes de entrarem nos oceanos de todo o mundo”, lê-se num comunicado. Para este fim, a Iniciativa METRO Plastic une clientes e fornecedores da METRO, bem como o Plastic Bank, precisa nota.

A iniciativa foi lançada em 24 países da METRO em todo o mundo no âmbito do Dia Mundial dos Oceanos que se assinala esta terça-feira, dia 8 de junho.

A cooperação será lançada sucessivamente nas lojas METRO em todo o mundo, incluindo a makro Portugal, da qual fazem parte as suas 10 lojas localizadas em território nacional, sendo alicerçada numa campanha comercial de duas semanas, durante a qual o tema do plástico será destacado ainda com maior força em todos os canais da grossista, refere o mesmo comunicado.

De acordo o comunicado da makro Portugal, a campanha centrar-se-á em produtos específicos de cada país com embalagens de plástico mais sustentáveis, por exemplo, “porque requerem menos material plástico virgem após um redesign, contêm conteúdo reciclado, são compostáveis ou porque são muito mais fáceis de reciclar devido a uma mudança de material ou de cor”. Esta informação adicional “permite aos clientes tomar decisões de compra conscientes de forma sustentável, melhorar o seu próprio comportamento de reciclagem e contribuir para o bem, ao mesmo tempo”, destaca a filial portuguesa da METRO. Com cada produto de campanha adquirido, a METRO e os seus clientes, assim como os fornecedores participantes, apoiam o trabalho da empresa social canadiana Plastic Bank.

Em conformidade com o 17º objetivo de sustentabilidade da Agenda 2030, Partnerships for the Goals, a Iniciativa METRO Plastic reúne empresas de bens de consumo que já estão concentradas na redução da sua pegada plástica. Todos os fornecedores que participam na Iniciativa do Plástico da METRO, participam ativamente nas estratégias de redução da pegada plástica. Estes concentram-se principalmente nos três “Rs” da economia circular: reduzir, reutilizar, reciclar. Em colaboração com o Plastic Bank, a iniciativa está a considerar, em conjunto, um pilar adicional, um quarto “R” – recuperar: “A recuperação visa reintroduzir o plástico descartado e ambientalmente nocivo em circuitos fechados, recolhendo os resíduos plásticos antes destes chegarem aos oceanos e reprocessando-os para posterior utilização)”, refere a nota.

Ao adquirir produtos de campanha, a METRO, os seus clientes e os fornecedores participantes apoiam o trabalho do Plastic Bank. Estes últimos incluem a Bolton, PepsiCo, Reckitt Health e Reckitt Hygiene & Home, SC Johnson, Unilever Retail e Unilever Professional by Diversey, GSK, Nestle Professional, P&G, Essity, Fromagerie Bel, Henkel Laundry Care e Henkel Beauty Care, Coca-Cola Europacific Partners, Coca-Cola HBC e Danone. A METRO está também a contribuir ativamente para a campanha com a sua própria linha de marcas.

O progresso da campanha conjunta será acompanhado online, utilizando a plataforma blockchain Plastic Bank’s Alchemy™ para a maior transparência possível. Em outono de 2021, o site parceiro relatará o impacto da campanha conjunta de clientes, fornecedores METRO e Plastic Bank através do site do Plastic Bank. O impacto do trabalho do Plastic Bank no terreno pode ser seguido aqui