ISQ ganha prémio de “0s Melhores do Portugal Tecnológico” com solução inovadora de Indoor Farming

ISQ ganha prémio de “0s Melhores do Portugal Tecnológico” com solução inovadora de Indoor Farming

Categoria Advisor, Empresas

Pelo segundo ano consecutivo o ISQ recebe um galardão, desta vez, na categoria de sustentabilidade de “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, uma iniciativa da Exame Informática que entrega anualmente prémios a pessoas e organizações que se distinguem na área da Ciência, Tecnologia e Inovação. Estes prémios são os mais antigos em Portugal da responsabilidade de um órgão de comunicação e dedicados a áreas de inovação. Este ano o ISQ foi o “vencedor absoluto na categoria de sustentabilidade com a solução inovadora de produção agrícola em Indoor Vertical Farming (IVF) com a Grow to Green, um spin-off do grupo que trouxe para o mercado esta novidade”, lê-se em comunicado.

É “extremamente pertinente a forma como estão a utilizar diferentes tecnologias e conceitos para um resultado final que traça aquilo que defendemos deve ser o futuro de uma agricultura sustentada que, em última análise, é crítica para a nossa perpetuação num planeta cada vez mais ameaçado, destacando o engenho das abordagens inovadoras colocadas em prática pela Grow To Green” destaca o júri do prémio.

Para Pedro Matias, presidente do ISQ, “mais do que tecnologia, estamos a falar de empreendedorismo e de inovação focada num mercado que pode valer milhões. Foi este espírito que presidiu ao surgimento desta solução inovadora, numa parceria entre o ISQ e a ARALAB”. A Grow to Green é uma empresa do Grupo ISQ e do Grupo ARALAB e tem como objetivo comercializar soluções de IVF. “Atendendo ao elevado nível de controlo, a Grow to Green pretende fazer chegar à indústria uma plataforma de produção que permita produzir de forma contínua, sem interferência climática exterior, sem contaminações químicas e/ou biológicas e com total previsibilidade logística”, acrescenta o diretor.

A tecnologia de Indoor Vertical Farming da Grow to Green permite, assim, a produção de produtos hortícolas de qualidade, com maior eficiência hídrica e total segurança alimentar em que se destacam: o controlo preciso de temperatura, humidade, concentração CO2, velocidade do ar, nutrição e iluminação, permitindo assegurar as condições perfeitas para o crescimento de plantas ao longo de todo o ano. Obtêm-se vegetais super-limpos. Com esta tecnologia, “a G2G consegue produzir produtos de elevado valor acrescentado para todos os países que devido aos desafios climáticos têm de importar grande parte daquilo que consomem”, conclui o Pedro Matias.

Em Portugal já se encontram à venda saladas e ervas aromáticas em locais selecionados como a Manteigaria Silva, no Mercado da Ribeira, e no Intermarché em Lagos. De realçar que no ano passado o ISQ foi distinguido na categoria de mobilidade em “Os Melhores do Portugal Tecnológico” com a solução QART, uma marca ISQ desenvolvida em parceria com a Quântico. Trata-se de uma box inovadora que permite monitorizar a qualidade do ar, ruído e tráfego, em tempo real. Pode ser muito útil em empresas, aeroportos, municípios, escolas, portos, em setores como turismo ou indústria.