SEA LIFE Porto assinala dez anos de história com “Mega Limpeza de Praia”

SEA LIFE Porto assinala dez anos de história com “Mega Limpeza de Praia”

Categoria Advisor, Agenda

Pode fechar o dia 8 de junho na agenda: a maior limpeza de praia de sempre da cidade do Porto está a caminho e é organizada pelo SEA LIFE Porto. A iniciativa integra o calendário de atividades de aniversário do aquário portuense que celebra, em junho, uma década em Portugal.

No âmbito dos dez anos de história, o SEA Life está a preparar uma ação que promete ficar na memória da Invicta. São 2.7 quilómetros de costa, desde a Praia das Pastoras até à Praia do Castelo do Queijo, que vão ser limpos no dia 8 de junho, sábado. A iniciativa é aberta à população e a fasquia está elevada – “são esperados mais de mil voluntários”, refere o SEA LIFE em nota à imprensa.

Para Rui Ferreira, esta é mesmo a melhor forma de celebrar os dez anos do aquário portuense: “Em 2009 inauguramos o nosso espaço em Portugal com o propósito de sermos mais do que um aquário de entretenimento. O diretor-geral do SEA LIFE Porto sublinha que o objetivo passava por ter uma “voz ativa junto das famílias, principalmente dos mais novos, e mudar a sua visão sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta e da biodiversidade. Todos os dias, com uma equipa empenhada e com as ações certas, temos conseguido alcançar este grande desafio. E, por isso, agora que comemoramos o décimo aniversário, faz todo o sentido celebrar com uma ação inesquecível e amiga do ambiente”.

Para tornar possível esta missão, o espaço portuense vai contar com o apoio com da Câmara Municipal do Porto, Porto Protocol e APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. De notar que o SEA LIFE Porto foi uma das primeiras organizações no país a realizar limpezas de praia, organizadas anualmente nas praias do Porto. A última aconteceu em outubro de 2018 e foram recolhidos 280 quilos de lixo.

Semanas da Sustentabilidade e Conservação: um mês 100% dedicado ao planeta

A mega limpeza de praia integra o programa Semanas da Sustentabilidade e Conservação do SEA LIFE Porto, em vigor até 9 de junho. Um leque de atividades imperdíveis dedicadas ao ambiente. Ao longo das próximas semanas, a par da exposição Mar de Plástico, vai poder assistir à palestra “As Cores que Protegem os Nossos Oceanos”, onde os mais novos podem aprender como fazer a separação dos resíduos. Acontece diariamente, às 12h30 e às 17h00.

As Semanas da Sustentabilidade e Conservação contam ainda com a segunda sessão de plogging – conceito nascido na Suécia, em 2016 e que combina o jogging com a recolha de lixo (“plocka upp” em sueco). Realiza-se no dia 18 de maio, sábado, na Marginal do Rio Douro, em Gondomar (a seguir ao Palácio do Freixo). A iniciativa é aberta à comunidade e todos os que quiserem podem juntar-se ao movimento. A primeira sessão de plogging, realizada no passado dia 20 de abril em Vila Nova de Gaia, contou com mais de 30 pessoas e foram recolhidos 112 quilos de lixo.

A inscrição na mega limpeza de praia deve ser realizada aqui e não tem qualquer custo associado.