ISQ promove eficiência energética junto de produtores de leite

ISQ promove eficiência energética junto de produtores de leite

Categoria Advisor, Empresas

O Grupo ISQ passou a integrar o consórcio do projeto MilKEE, que visa a capacitação e mobilização das explorações leiteiras para a eficiência no uso de recursos e promoção da bioeconomia.

Esta participação surge no âmbito da área e intervenção de observação da agricultura e dos territórios rurais do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), que decorrerá ao longo de um ano, atingindo diretamente cerca de 3.000 produtores de leite a nível nacional. O projeto corresponde a um investimento de cerca de 146 mil euros.

No projeto MilKEE, o ISQ, para além da abordagem direta à sustentabilidade do uso e recursos nas instalações, desenvolverá também uma ferramenta digital de diagnóstico e benchmarking nas temáticas do projeto.

“Com o projeto MilkEE o consórcio pretende promover a competitividade dos produtores de leite através da diminuição dos custos de produção, mostrando que é possível ter explorações mais competitivas e em simultâneo ambientalmente mais sustentáveis atuando nas vertentes da água, energia e efluentes”, referiu Sílvia Vara, Coordenadora de Investigação e Desenvolvimento do ISQ, citada em comunicado.

O consórcio é liderado pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal CCRL (CONFAGRI) e conta com a parceria do ISQ; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; AGROS- União de Cooperativas de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, UCRL; LACTICOOP-União de Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Mondego UCRL e PROLEITE-Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite, CRL.