Jardim da Almoinha Grande, em Leiria, finalmente aprovado

Jardim da Almoinha Grande, em Leiria, finalmente aprovado

A espera pela aprovação do Jardim da Almoinha Grande, em Leiria, chegou finalmente ao fim, passados 25 anos, com o início das obras de criação do projeto para breve. Integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, a empreitada irá custar cerca de 2,2 milhões de euros provenientes de fundos comunitários.

A obra, que terá o prazo de um ano, contempla a plantação de mais de meio milhar de novas árvores, de quase 1900 novos arbustos, um lago e vai estabelecer a ligação do sistema ecológico e urbano da Nova Leiria e dos Marrazes ao corredor do rio Lis, estando garantidas as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada. Destaca-se ainda a criação de um anfiteatro ao ar livre, um miradouro do jardim e do castelo e uma grande clareira.

Uma das mais-valias do projeto – o Plano de Pormenor da Almoinha Grande, datado de 1992, já previa para aquele local a execução do jardim – é possibilitar ainda a organização de atividades urbanas, como o Mercado do Levante, e iniciativas de lazer e desporto informal, eventos, pequenas feiras e concertos.