Let’s Talk Energy: Plano Nacional de Energia e Clima 2030 em discussão a 7 de junho

Let’s Talk Energy: Plano Nacional de Energia e Clima 2030 em discussão a 7 de junho

Categoria Advisor, Agenda

Uma conferência organizada pela EIT InnoEnergy onde a Energia é a convidada principal. Este evento realiza-se no próximo dia 7 de junho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, focado na discussão do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030).

No âmbito da iniciativa da Comissão Europeia – Sustainable Energy Week, esta conferência tem como objetivo apresentar, discutir e contribuir para a clarificação dos impactos da implementação do PNEC 2030 em Portugal, contando com a presença de alguns representantes governamentais, figuras ligadas à indústria, agências de energia, European Investment Bank. Da lista de oradores fazem parte João Bernardo da Direção-Geral de Energia e Geologia, Pedro Amaral, Presidente da APREN, António Vidigal, CEO da EDP Inovação, e Joaquim da Costa Pedroso, Loan Officer da EIB Portugal.

A conferência que decorre na Sala dos Geradores, do Museu da Eletricidade, divide-se em dois grandes temas: os pilares do PNEC e o papel da inovação na transição energética. É de realçar que este evento é um Energy Day, ou seja apoiado pela Comissão Europeia, no âmbito da Sustainable Energy Week.

A importância de um Energy Day

Os Planos Nacionais são obrigatórios na Europa e orientarão os fundos e investimentos nacionais na área de energia e clima para a próxima década. O evento dará a oportunidade aos participantes de discutir diretamente com atores de alto nível no setor de energia, como governantes, Agências de Energia, Indústria e Academia entre outros.

Qual a novidade que este evento traz

Nunca foi feito um evento que juntasse todos os stakeholders da área energética para a discussão deste importante documento que irá definir os próximos passos do nosso país no âmbito energético. Todas as visões serão reunidas e, no final do evento, um documento detalhado com os resultados e as conclusões sobre os assuntos tratados será distribuído para todos os oradores e patrocinadores.

EIT InnoEnergy

A EIT InnoEnergy é o motor da inovação na área da energia sustentável na Europa. Para além de apoiar, investe na inovação em todas as fases do processo – da educação aos clientes. Para além disso, criam ligações na Europa através de uma rede de parceiros, reunindo inventores e indústria, recém-licenciados e empregadores, investigadores e empresas, empreendedores e mercados.

As três áreas essenciais que trabalham são:

A Educação, para ajudar a criar uma força de trabalho informada e ambiciosa que entenda quais as exigências de sustentabilidade e quais as necessidades da indústria.

Projetos de Inovação para reunir ideias, inventores e indústria na criação de tecnologias comercialmente atrativas que entreguem resultados reais aos clientes.

Business Creation para apoiar os empreendedores e start-ups que estão a desenvolver ecossistemas de energia na Europa através de ofertas inovadoras.

A EIT InnoEnergy iniciou a sua atividade em 2010 e conta com o apoio do European Institute of
Innovation & Technology (EIT).