Lipor inaugura segunda Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo

Lipor inaugura segunda Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo

Foi inaugurado nas instalações da Lipor, em Baguim do Monte, o segundo parque fotovoltaico, numa cerimónia realizada no passado dia 15 de fevereiro e que contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Dando continuidade ao sucesso de um primeiro parque em funcionamento desde 2013, a Lipor, em cooperação com a Hidurbe e a Endesa, promoveu a instalação de uma nova Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo (UPAC) na Central de Valorização Orgânica da Lipor, cobrindo uma parte significativa da unidade fabril. No comunicado enviado à imprensa, a entidade refere que estão “instalados 2.200 painéis de elevada performance, ocupando uma área de cerca de 5.400 m2 e com uma potência instalada de 748 kWp”. O valor global do investimento é de cerca de “1,5 milhões de euros, totalmente assumido pelos promotores”, pode ler-se na mesma informação.

A produção anual estimada de eletricidade é de cerca de 1,1 GWh, destinando-se a mesma, prioritariamente, ao autoconsumo da Central. Esta produção de eletricidade, renovável, corresponde ao consumo anual de cerca de 275 famílias e estima-se que sejam evitadas aproximadamente 518 toneladas de CO2 equivalente por ano. Ao mesmo tempo, está previsto um excedente de cerca de 40 000 kWh que serão injetados na Rede Elétrica Nacional como energia limpa e renovável.

Com a criação desta Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo, a Endesa, a Hidurbe Serviços e a Lipor uniram esforços em prol de um futuro comum, onde a energia é mais limpa, mais eficiente e mais sustentável.