Auchan lança coleção de livros infantis com mensagens ambientais

Auchan lança coleção de livros infantis com mensagens ambientais

A Auchan Retail Portugal anuncia o lançamento de  “Histórias Divertidas”, uma coleção exclusiva de livros infantis, desenvolvida de raiz para a marca, que procura transmitir mensagens ambientais e pedagógicas às crianças de uma forma recreativa. Os dois primeiros títulos, “A Viagem do Saco Plástico” e “A Revolta das Leguminosas”, da autoria de Sara Rodi e com ilustrações de Raquel Pinheiro, chegam às lojas do grupo no dia 22 de fevereiro.

“Todos os títulos desta coleção exclusiva da Auchan estarão sempre ligados à nossa militância do «Bom, São e Local». De uma forma pedagógica, mas divertida, pretende-se que sejam transmitidos estes valores às crianças para que elas possam reforçar a mensagem ao exercerem uma influência positiva junto dos adultos e dos seus amigos ou pares, contribuindo ativamente para uma mudança de comportamentos”, realça em comunicado Filipe Vilela, diretor Universo Brinquedos e Papelaria da Auchan Retail Portugal.

O primeiro título “A Viagem do Saco Plástico” retrata um “saco de plástico vaidoso, feito para durar, mas que ao ser deitado ao lixo após a primeira utilização começa a questionar-se para que serve”. Já o segundo, “A Revolta das Leguminosas” destaca as leguminosas que “organizam uma manifestação, em conjunto com outros alimentos, por terem deixado de estar no prato das crianças, e por serem embaladas em plástico são as personagens das duas primeiras aventuras da coleção”.

A autora dos livros, Sara Rodi, começou por dedicar-se aos romances, mas enveredou depois pela área do guionismo e participou na escrita de mais de 20 novelas e séries. É autora do blog “Coisas de Filhos e Coisas de Pais” e já publicou mais de 30 livros para o público infanto-juvenil.

De acordo com a autora, “proteger o nosso planeta passa, em grande medida, pela sensibilização das gerações mais novas para hábitos de vida mais sustentáveis. Enquanto mãe e escritora, sinto essa responsabilidade no meu dia-a-dia, pelo que não podia deixar de aceitar o desafio da cadeia Auchan, apostando em histórias divertidas que possam gerar mudanças. A redução do plástico e a venda a granel, a par da promoção de uma alimentação mais consciente, são objetivos que temos em comum, e que dão suporte aos dois livros que agora vos apresentamos. Esperemos que gostem”.

Raquel Pinheiro é ilustradora desde 2001, dirige o seu próprio ateliê e trabalha para diversas revistas e editoras, e ilustrou dezenas de livros infantis. Foi nomeada para o prémio “Melhor Ilustração Infantil”, em 2010 e 2011, no Festival Internacional de BD da Amadora.

Tendo em conta o seu conteúdo pedagógico, a Auchan submeteu os livros à apreciação do Plano Nacional de Leitura, para a sua possível integração no programa ainda no decorrer do primeiro trimestre de 2020.

Foto cedida pela Auchan Retail Portugal