LIPOR: Projeto Festas e Romarias permitiu a recolha de mais de 30 mil quilos de materiais

LIPOR: Projeto Festas e Romarias permitiu a recolha de mais de 30 mil quilos de materiais

Decorreu esta segunda-feira, dia 14 de outubro, a entrega dos donativos às diversas entidades que se associaram à Lipor, que receberão um valor, de acordo com a quantidade de materiais separada nas Festas e Romarias dos respetivos Municípios.

Em 2018, o Projeto Festas e Romarias foi implementado num total de 26 festas, romarias e similares tendo sido “recolhidas um total de 30.585 kg de resíduos recicláveis (papel, cartão, embalagens de plástico e metal e vidro)”, refere a Lipor em comunicado. Com este projeto, pretende-se a “promoção da recolha seletiva em nichos caracterizados por um elevado potencial de produção de resíduos”, tais como festas e romarias, feiras temáticas e similares, bem como eventos de carácter académico, cultural e desportivo, dado que são eventos que atraem grande parte da população.

Com o mote “Os seus resíduos podem ser a peça que falta”, a LIPOR e os seus Municípios acreditam que cada um dos cidadãos é capaz de fazer a diferença colocando os seus resíduos nos equipamentos certos à sua disposição. Por um lado, porque contribuirão para a promoção da Economia Circular e para um impacto positivo no ambiente, que é de todos. E por outro, porque o projeto garante a atribuição de um benefício direcionado a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade, em função das quantidades de materiais recolhidos nestes locais, no âmbito da Responsabilidade Social.

No âmbito da estratégia de promoção da Recolha Seletiva, o Projeto “Recolha Seletiva em Festas e Romarias” é mais uma resposta da LIPOR e dos Municípios associados à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem.

Foto cedida pela Lipor